Emissão Renascença | Ouvir Online

Espanha

Mergulhadores tentam entrar no pesqueiro Santa Ana

14 mar, 2014

Embarcação naufragou na madrugada de segunda-feira depois de embarrancar num baixio da ilha de Erbosa. O naufrágio do pesqueiro causou dois mortos, um português e um espanhol, enquanto outros seis tripulantes estão desaparecidos.

Mergulhadores tentam entrar no pesqueiro Santa Ana
As equipas de mergulhadores especializados da Guarda Civil espanhola iniciaram esta sexta-feira uma imersão para tentarem, pela primeira vez, chegar ao interior do pesqueiro português Santa Ana, naufragado nas Astúrias.

O mergulho está a ser realizado por dois mergulhadores, especializados em espaços confinados e mergulho técnico do Grupo de Especialistas em Actividades Subaquáticas (GEAS) da Guarda Civil.

Esta missão decorre após as equipas de mergulhadores terem realizado uma primeira imersão que permitiu limpar a entrada na embarcação.

O objectivo é conseguir limpar tanto as imediações do navio, que foi estabilizado com cabos e correntes na quinta-feira, e se encontra em posição vertical num baixio da ilha de Erbosa, a meia milha de Cabo Peñas (Astúrias).

O acesso ao navio, que naufragou na segunda-feira, tem sido dificultado durante toda a semana, devido ao estado do mar e também por causa da instabilidade da embarcação e pelos detritos, incluindo redes de pesca, que tornavam os mergulhos bastante perigosos.

Caso os mergulhadores consigam entrar no navio, é possível que tenham ainda que realizar mais limpeza de objectos. Será a primeira vez, desde o naufrágio, que se poderá comprovar se os corpos dos seis desaparecidos, entre os quais o português Vítor José Farinhas Braga, estão no interior do navio.

Um amplo dispositivo de meios marítimos e aéreos tem estado na zona do acidente desde segunda-feira e foi reforçado hoje com a participação do avião de reconhecimento SACEMAR 102, que partiu de Santiago de Compostela (Galiza) para realizar buscas à superfície, ao longo de toda a costa asturiana.

Com 300 toneladas de peso, o Santa Ana, de 35 metros, naufragou na madrugada de segunda-feira depois de embarrancar num baixio da ilha de Erbosa, a meia milha de Cabo Peñas.

O naufrágio do pesqueiro causou dois mortos, um português e um espanhol, enquanto outros seis tripulantes estão desaparecidos (um português, três espanhóis e dois indonésios). O capitão do navio, de nacionalidade espanhola, foi resgatado com vida.