Emissão Renascença | Ouvir Online

Produção de milho, arroz e tomate em risco devido à chuva

04 abr, 2013

Federação Nacional de Regantes está preocupada com os atrasos nas culturas das estações mais quentes. Os terrenos alagados impedem os agricultores de trabalhar.

A produção agrícola de Primavera e Verão, nomeadamente de milho, arroz e tomate, pode estar em risco se a chuva se mantiver. O alerta é do presidente da Federação Nacional de Regantes. À Renascença, José Núncio explica que a forte precipitação provocou grandes atrasos nas culturas.

"Todas as culturas que deviam ser agora instaladas estão atrasadas, pois os agricultores não conseguem entrar no terreno", diz José Núncio, acrescentando ser urgente "que venha o tempo seco para que enxugue o terreno".

O presidente da Federação Nacional de Regantes diz ainda que se a chuva parar agora, "os prejuízos ainda não serão muito grandes". "Mas se isto se prolongar por mais um mês, depois tudo atrasa e não vai haver um aproveitamento do Verão como devia".

José Núncio está também preocupado com o facto de as albufeiras de regadio estarem repletas. "Os reservatórios de água estão a 100%" e já se perdeu a capacidade de regularização, o que pode levar a eventuais inundações.