Papa espera que estatuto da Palestina ajude a solução para a paz
17 dez, 2012
O Presidente da Autoridade Palestiniana esteve hoje reunido com Bento XVI durante cerca de 25 minutos. Um encontro entre dois líderes de Estados observadores da ONU.
O Papa recebeu hoje no Vaticano o Presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas, que se encontra de viagem pela Europa para agradecer a vários países que permitiram a elevação da Palestina ao estatuto de Estado observador da Organização das Nações Unidas, o mesmo de que goza a Santa Sé.
O encontro entre os dois líderes durou cerca de 25 minutos. Não foi divulgado o teor da conversa entre Abbas e Bento XVI, mas o Vaticano emitiu um comunicado em que diz que espera que a resolução “encoraje o compromisso da comunidade internacional em encontrar uma solução justa e duradoura para o conflito israelo-palestiniano”.
No documento pode ler-se ainda que “só o resumir das negociações entre as duas partes, em boa-fé e com o devido respeito pelos direitos de ambos” é que pode garantir essa paz.
Enquanto Estado não-observador o Vaticano não votou na resolução que permitiu o mesmo estatuto à Autoridade Palestiniana, mas o resultado foi saudado na altura pela Santa Sé.