Bispo encontrou-se com pais e alunos do seminário menor da Guarda

12 dez, 2012

Durante o encontro “as famílias reafirmaram a sua confiança na instituição educativa do seminário”, lê-se no comunicado no site da diocese.

Bispo encontrou-se com pais e alunos do seminário menor da Guarda
A diocese da Guarda publicou hoje uma nota no seu site a dar conta de um encontro entre o bispo, D. Manuel Felício, com os pais e alunos do seminário menor do Fundão, cujo vice-reitor foi detido na passada sexta-feira por alegados abusos sexuais praticados sobre menores.

No Domingo o bispo esteve na instituição onde se encontrou com todos os alunos e respectivos pais, à excepção de uma família que terá comunicado a impossibilidade de estar presente, mas cujo filho regressou às aulas na segunda-feira.

“A reunião decorreu em clima de diálogo proveitoso entre as famílias e a instituição Seminário e com base na cooperação que sempre deve existir entre as famílias e as instituições educativas”, lê-se no site.

“Da parte do Seminário foi reafirmada a vontade de ajudar os alunos na sua caminhada de crescimento, tendo sido sublinhada a importância, no processo educativo, da comunidade das três irmãs que residem no Seminário. As famílias reafirmaram a sua confiança na instituição educativa do seminário”, diz ainda o comunicado.

Quando o caso foi tornado público D. Manuel Felício disse imediatamente que a diocese iria colaborar inteiramente com as autoridades e facilitou o acesso ao seminário e aos seminaristas por parte da investigação.

O vice-reitor do Seminário Menor do Fundão foi detido na semana passada (dia 6) por suspeita de abuso de menores. O padre, de 37 anos, está em prisão domiciliária com pulseira electrónica.

Pode consultar AQUI um "dossier" elaborado pela Renascença sobre pedofilia, que inclui a posição do Vaticano.