Chuva desagrava seca em Portugal continental

18 abr, 2012

Cenário "mais provável" é que se mantenha a situação de seca meteorológica no final do mês, "mas com um desagravamento da sua severidade nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela".

Chuva desagrava seca em Portugal continental
As chuvas dos últimos dias desagravaram a situação: Portugal Continental mantém-se com 57% de seca extrema, mas a seca severa desceu para 42%.

De acordo com o relatório quinzenal do Instituto de Meteorologia, "a 15 de Abril mantinha-se a situação de seca meteorológica em todo o território continental nas duas classes mais graves: 42% em seca severa e 57% em seca extrema".

O cenário "mais provável" é que se mantenha a situação de seca meteorológica no final do mês, "mas com um desagravamento da sua severidade nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela".

Numa comparação à situação de seca entre Janeiro e 15 de Abril de 2011-12 e 2004-05, o Instituto de Meteorologia afirma que se verificou este ano "uma situação mais gravosa do que em 2005, em termos de percentagem".

Ainda assim o Instituto de Meteorologia ressalva que "as regiões do Sul em 2005 apresentavam uma situação mais grave do que em 2012, com toda a região em seca extrema", o que não se verifica agora.

O Instituto refere que, nos últimos 10 anos, a situação de seca mais grave que ocorreu foi no período de Novembro 2004 a Fevereiro de 2006.