Emissão Renascença | Ouvir Online

“Pela vida de quem dá a vida”. Projecto traça perfil do bombeiro

06 jul, 2015 • Olímpia Mairos

Objectivo é “identificar o perfil de resposta biológica e comportamental dos bombeiros em situação de combate, para elaboração de estratégias de optimização de rendimento e minimização de risco”.

“Pela vida de quem dá a vida”. Projecto traça perfil do bombeiro
A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro vai monitorizar o estado de saúde, aptidão física e rendimento táctico de bombeiros em situações de combate a incêndios. O projecto vai ser desenvolvido em parceria com os voluntários de Tarouca.

O objectivo é “identificar o perfil de resposta biológica e comportamental dos bombeiros em situação de combate, para elaboração de estratégias de optimização de rendimento e minimização de risco”.

Os investigadores vão descrever variáveis biológicas e comportamentais, avaliar níveis de aptidão física dos bombeiros, em situação de instrução e de combate real às chamas, avaliar os níveis de hidratação antes, durante e após o combate e monitorizar os movimentos dos bombeiros.

A informação recolhida servirá depois para contextualizar e uniformizar procedimentos operacionais e analisar movimentos colectivos no terreno, e analisar dados de âmbito biológico como o peso, a temperatura corporal, a frequência cardíaca e níveis de hidratação em pré-combate, combate e pós-combate.

O trabalho arranca este mês, tem a duração de um ano, e conta com um financiamento de três mil euros e prevê recolhas de dados junto da corporação de Bombeiros de Tarouca em contexto de instrução em situação controlada, em contexto florestal e em contexto real de combate às chamas.

O projecto “Pela vida de quem dá a vida” é da responsabilidade de Rui Marcelino e Jaime Sampaio, investigadores do Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD), da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), e Hugo Sarmento, da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Tarouca.