Emissão Renascença | Ouvir Online

Imaculado Coração. "Um antídoto contra o pessimismo e o desespero"

13 jun, 2015 • Paula Costa Dias

"Não procureis a vossa felicidade onde ela não está, vivendo cada um para si mesmo", disse D. João Marcos na peregrinação de Junho a Fátima.

Imaculado Coração. "Um antídoto contra o pessimismo e o desespero"

O bispo coadjutor de Beja, D. João Marcos, apelou este sábado, nas cerimónias de Fátima, à conversão ao Imaculado Coração de Maria.

Para D. João Marcos, a devoção ao coração de Maria “é um antídoto contra o pessimismo e o desespero, sobretudo quando parece que tudo vai de mal a pior e escasseiam no mundo os sinais da bondade e da verdade”.

“É um convite”, acrescenta o bispo, “a não encararmos superficialmente a nossa vida, a Igreja e o mundo” e é um apelo a “vermos as coisas não de fora para dentro como habitualmente acontece, mas a partir do coração, à luz da verdade do Evangelho”. 

Reconhecendo que “precisamos, para isso, de aprender a ver os acontecimentos do mundo e a nossa própria história com os olhos de Deus”, D. João Marcos salientou que, “sem essa luz nova, mergulhados tantas vezes num mar de sofrimentos, facilmente perdemos a esperança e nos afundamos numa tristeza que nos mata por dentro”.

Por isso, o bispo coadjutor de Beja insistiu: “Convertei-vos agora, irmãos, não procureis a vossa felicidade onde ela não está, vivendo cada um para si mesmo, impelidos pela ganância, pelo desejo de prazer, pela vaidade e pela soberba.”

“A conversão a Cristo”, acrescentou o prelado de Beja, “tem o poder de fazer de vós uma criatura nova”.

A peregrinação de Junho trouxe a Fátima milhares de pessoas, vindas sobretudo de Espanha e Itália.