Emissão Renascença | Ouvir Online

Casa de Miguel Torga abre portas até ao Verão

16 jan, 2015 • Olímpia Mairos

Numa altura em que se evocam os 20 anos da morte do escritor, a Direcção Regional de Cultura do Norte ultima projecto para transformar a antiga e pequena casa de Torga, na sua terra natal, num espaço de visita.

Casa de Miguel Torga abre portas até ao Verão
A antiga casa de Miguel Torga, em São Martinho de Anta, Sabrosa, vai abrir as suas portas até ao Verão, como um espaço museológico e de memória do escritor e médico.

O edifício térreo, com jardim e pomar, foi doado pela filha do escritor, Clara Crabbé Rocha, à Direcção Regional de Cultura do Norte (DRCN), que está a recuperar a habitação para a tornar visitável e assim permitir aos visitantes um contacto mais estreito com as raízes do escritor.

A casa possui um "hall", uma cozinha e sanitário, uma sala de estar e três quartos.

Na intervenção a realizar, “sempre muito minimalista”, serão conservadas algumas divisões na sua forma e decoração originais, “procurando manter o mais possível a casa fiel à sua estrutura física, para que a pessoa perceba claramente como era o modo de vida dentro daquele espaço de habitação”, avança o director regional de cultura do Norte, António Ponte.

Com o intuito de “transmitir conhecimento via interpretação de informação”, outros espaços serão convertidos em áreas expositivas sobre a vida e obra do autor de Bichos, com materiais e documentos originais também cedidos à DRCN pela filha do escritor, acrescenta António Ponte.

O objectivo da DRCN é criar condições de acolhimento e de recepção aos visitantes e um circuito de visita dentro da casa para facilitar a circulação e a apreensão dos conteúdos.

O projecto de recuperação e de musealização da casa deverá ser apresentado a 31 de Janeiro, em São Martinho de Anta, no mesmo dia em que vai ser apresentada a reedição do roteiro “Viajar com… Miguel Torga”.

A actividade da Casa Miguel Torga irá funcionar em articulação com o Espaço Torga, construído mesmo ao mesmo ao lado pela autarquia de Sabrosa e que foi projectado pelo arquitecto Souto Moura.

Miguel Torga, cujo nome de baptismo era Adolfo Correia da Rocha, nasceu a 12 de Agosto de 1907 em São Martinho de Anta, concelho de Sabrosa, no distrito de Vila Real, e morreu a 17 de Janeiro de 1995, em Coimbra.