Emissão Renascença | Ouvir Online

Caça ao homem em Otava

22 out, 2014

Um dos suspeitos foi identificado. Será Michael Zehaf-Bibeau, um canadiano convertido ao Islão.

Caça ao homem em Otava
Está em curso uma autêntica "caça ao homem" em Otava, no Canadá, depois de o Parlamento e outros dois locais terem sido alvo de tiroteios. Numa declaração ao país, o primeiro-ministro garantiu que o Canadá não está intimidado e que as agências de segurança vão fazer de tudo para identificar potenciais ameaças ao país.

Está em curso uma autêntica "caça ao homem" em Otava, no Canadá, depois de o Parlamento e outros dois locais terem sido alvo de tiroteios.

Em declarações à Renascença, o embaixador português no Canadá, José Moreira da Cunha, descreve um cenário confuso em Otava.

“Nota-se em Otava um ambiente de consternação e de alguma incredulidade. As pessoas não percebem bem o que se está a passar. A cidade está paralisada e decorre uma espécie de caça ao homem. O Canadá é um país muito calmo, muito seguro. É muito raro incidentes ou assaltos”, disse José Moreira da Cunha.

A situação no terreno não é clara. As autoridades não confirmam quantos atiradores estão em fuga e aconselham as pessoas a manterem-se em segurança, uma medida que também está a ser seguida pela embaixada portuguesa.

José Moreira da Cunha confirma que todos os funcionários foram para casa como medida de precaução.

 “Houve uma indicação nas embaixadas, tendo como base recomendações da polícia, para se tomarem medidas preventivas”, acrescentou.

Um soldado morreu e outra das vítimas é um dos atiradores. Trata-se, alegadamente, de Michael Zehaf-Bibeau, um canadiano convertido ao islamismo.

Há ainda, pelo menos, quatro feridos que foram transportados ao Hospital de Otava. De acordo com as informações mais recentes estão todos estáveis e nenhum corre perigo de vida.

A polícia admite que as autoridades foram surpreendidas por este incidente e apela às pessoas que denunciem eventuais actos suspeitos.