O site da Renascença usa cookies. Ao prosseguir, concorda com o seu uso. Leia mais aqui.

Congresso assinala 500 anos da Diocese do Funchal

17 set, 2014 • Ana Lisboa

O congresso, que decorre desta quarta-feira até sábado, está a ser preparado há três anos e tem sido apontado como um dos principais momentos das comemorações em curso.
“Diocese do Funchal, a Primeira Diocese Global – História, Cultura e Espiritualidades” é o tema central do congresso internacional que, desta quarta-feira até sábado, vai decorrer na Madeira, integrado nas comemorações dos 500 anos da diocese.

O congresso está a ser preparado há três anos e tem sido apontado como um dos principais momentos das comemorações em curso.

Fundada em 1514, através de uma Bula do Papa Leão X, o Funchal tornou-se na primeira diocese portuguesa da Igreja católica instituída fora do território continental europeu, na sequência das viagens marítimas de descoberta.

O Funchal chegou a ser a maior diocese do mundo porque abrangia, na sua jurisdição, quatro continentes e foi uma base importante para a construção da Igreja missionária ultramarina, formadora de missionários para a evangelização.

“Muitas dioceses novas criaram-se a partir da diocese do Funchal: a diocese dos Açores, de Cabo Verde, de Goa, da Baía”, refere o presidente da comissão organizadora do congresso, o historiador José Eduardo Franco.

Este “é um congresso interdisciplinar que vai abordar esta relação da diocese nos mais diversos âmbitos", explica, prosseguindo: "Quisemos aproveitar este congresso para também integrar a história da diocese na história portuguesa, mas também na história internacional, europeia e mundial com a qual teve a ver”. 

O congresso visa ainda perspectivar caminhos para o futuro. “A história não tem só a ver com o passado, tem a ver com o presente. Uma das funções da história é iluminar o presente e ajudar-nos a perspectivar melhor o futuro”, argumenta o historiador.

Após o congresso, José Eduardo Franco revela que será editado um livro sobre a Diocese do Funchal, um legado importante para a posteridade.