Passos Coelho vê “sinais de recuperação da economia”

30 ago, 2013

Nova forma de calcular a taxa de desemprego faz com que Portugal, com 16,5%, passe da terceira pior posição para a quinta no conjunto da UE.

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, considera que “há sinais de recuperação da economia”. O desemprego em Portugal caiu duas décimas de Junho para Julho nas contas do Eurostat, que recorreu a um novo processo para calcular a taxa de desemprego nos 28 Estados-membros da União Europeia.

A nova forma de calcular a taxa faz com que Portugal, com 16,5% de desemprego, passe da terceira pior posição para a quinta no conjunto da UE.

São dados que o primeiro-ministro comentou, esta sexta-feira, em Bragança. “Ainda hoje foram divulgados, pelo Eurostat, dados estatísticos europeus que mostram que o desemprego tem vindo a recuar, não tanto como nós gostaríamos, mas tem vindo consistentemente a recuar nos últimos meses em Portugal.”

“São dados que são muito importantes para quem observa o país do lado de fora”, afirmou ainda o chefe do Governo. 

A taxa de desemprego em Portugal caiu 0,2 de Junho para Julho deste ano. No mês passado estava em 16,5% nas contas do Eurostat.