O site da Renascença usa cookies. Ao prosseguir, concorda com o seu uso. Leia mais aqui.
Ouvir Emissão
Acabou de Tocar ROXETTE - IT MUST HAVE BEEN LOVE Acabou de Tocar

Últimas NotíciasPaísMundoPolíticaEconomiaReligiãoCulturaSaúde e CiênciaInfo A-ZEspeciaisPodcast

Comunista Honório Novo deixa Parlamento

  • Áudio "Vou andar por aí, no bom sentido"

  • Áudio Honório Novo espera que Presidente demita Governo

Deputado do PCP esteve 14 anos na Assembleia da República. Ultimamente, protagonizou vários momentos de discussão com o anterior ministro das Finanças, Vítor Gaspar.
20-07-2013 16:26
Imprimir Enviar por E-mail Fonte Aumentar Letra Diminuir Letra

Honório Novo vai ser substituído na Assembleia da República por Paula Batista, a partir de 31 de Julho, depois de 14 anos como deputado, anunciou este sábado o Partido Comunista. 
 
Em declarações à Renascença, Honório Novo afirma que já deu "um grande esforço"  ao longo de quase 19 anos de vida política activa e que agora é tempo de dar o lugar a uma "pessoa mais nova", para renovar o grupo parlamentar do PCP.

"Pela minha parte, também tenho a noção de que 19 anos de vida política intensa vão-me obrigar a continuar a andar por aí, mas no bom sentido: continuar a participar politicamente na vida política do país e da cidade", salientou.

Na hora da despedida do Parlamento, Honório Novo deixa um desejo: que o Presidente da República convoque eleições antecipadas, para que mudem as políticas de austeridade patrocinadas pela "troika".

Em comunicado, a Direcção da Organização Regional do Porto (DORP) do PCP referiu este sábado que, no "contexto dum natural esforço de rejuvenescimento e renovação do grupo parlamentar", Honório Novo vai dar o lugar ao nome seguinte na lista das últimas eleições legislativas, Paula Batista, professora do 3.º ciclo e secundário, de 42 anos, há dois mandatos na assembleia municipal de Vila Nova de Gaia. 
 
"O camarada Honório Novo - que retomará a sua actividade profissional no Porto - manterá as tarefas de partido que tem actualmente na região (membro da DORP, membro da Comissão de Desenvolvimento Regional junto da DORP e primeiro candidato da CDU à Assembleia Municipal do Porto), sem que isto signifique uma redução da sua disponibilidade para as tarefas partidárias", acrescentou o PCP. 
 
Honório Novo, de 62 anos, licenciado em Engenharia Electrotécnica e professor do ensino secundário, foi deputado no Parlamento Europeu antes de entrar na Assembleia da República, em 1999, onde é, actualmente, coordenador do grupo parlamentar do PCP na Comissão de Assuntos Europeus e na Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública, cargo no qual protagonizou vários momentos de discussão com o anterior ministro das Finanças, Vítor Gaspar. 
 
No mesmo documento, no qual foi feito um balanço da actividade legislativa dos dois deputados comunistas eleitos pelo Porto, Jorge Machado e Honório Novo, a estrutura distrital do PCP esclareceu que foram apresentados 44 projectos de lei, 76 projectos de resolução e escritas 15 apreciações parlamentares, além de realizadas 25 iniciativas e colocadas 252 perguntas. 
 
"Chegados ao fim da segunda sessão legislativa, perante um quadro político em que emerge um Governo e uma maioria politicamente derrotados pela luta dos trabalhadores e das populações, que só se vão aguentando por estarem obcecados pelo poder e por contarem com o apoio do Presidente da República e a cumplicidade do PS, a DORP do PCP reafirma o seu empenho e a sua determinação no alargamento da frente de luta e protesto contra esta política", sublinham os comunistas.

[notícia actualizada às 00h00]

PARTILHAR

Comentários (15)
  • » judite miranda, lisboa, 22-07-2013 8:37

    Bem venho dar a minha simples opinão á cerca deste deputado esta minha opinão refere-se á p.essoa do sr.engº.Honório Novo. Acho este deputado diferente dos outros do seu partido, tem espírito de humor não entra em peixeiradas, desejo-lhe saúde e felicidades... Embora não esteja de acordo com muitas ideias do seu partido, não deixo de reconhecer o seu trabalho durante estes anos. CUMPRIMENTOS jUDITE MIRANDA
  • » Ricardo Sousa, Porto, 21-07-2013 14:21

    Resposta ao comentário "Beirão, Abrantes, 21-07-2013 13:21".. Não estou a atacar....apenas a afirmar ao nódoa que ele era como professor.....por isso resolveu ir para a politica e como sempre levou a nódoa para lá.....só diz baboseiras.....vai ver os restaurante que frequenta em Matosinhos e depois diz alguma coisa... e olha que não é o NcDonald's
  • » Beirão, Abrantes, 21-07-2013 13:21

    Ao ler os comentários já feitos sobre o engº Honorio Novo, fiquei com a impressão de, a maoria deles, não passarem de ser proferidos por pessoas de baixo nível moral, intelectual e politico. Sei que o engº Honorio Novo não precisa que o estejam a defender mais é realmente de muito baixo estofo moral atacar uma pessoa só por ser comunista. Enfim, é a porcaria de mentalidades que temos e o pior é que temos de conviver com elas.
  • » AAA, lisboa, 21-07-2013 12:44

    Para vai agora este senhor. Para a reforma copncerteza. Então mas não era contra ? Vamos ver a coorencia dele.
  • » Ricardo Souso, Porto, 21-07-2013 12:35

    Como meu professor na Escola Infante D. Henrique no Porto, era uma nódoa autentica......espero que não volte para lá......com a reforma que vai trazer certeza que vai deixar os alunos descansados..
  • PUB
  • » Nelson Paixao, Johannesburg, 21-07-2013 12:03

    Nao deixas saudades nenhumas.
  • » Cassia, Lisboa, 21-07-2013 11:26

    Honorório Novo faz falta no Parlamento, mas a substituta deve estar à sua altura. Quem devia ser afastado para sempre são o CDS, PSD e PS/Sócrates, que nos levaram a esta desgraça. Por mim, nunca mais lá punham os pés, pois pela primeira vez vou votar fora desse arco de destruição do país.
  • » Lima, Lisboa, 21-07-2013 10:56

    Este é o senhor que era contra a multa para quem não exigia factura. http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=628109
  • » Antonio Manuel, cascais, 21-07-2013 10:36

    Como engenheiro não deveria ser grande coisa!!! Caso contrário não teria vindo para a política e muito menos para o PCp.. Mais um que deve ter tido uma "infância perturbada"!!! Li num comentário alquem a pedir que Deus o leve para onde não possa praticar o Terrorismo Social que o PCP, Be e os verdes praticam!!! Só faço uma pequena alteração , Deus devia leva-lo de vez!!!! Quanto a substituta tinha que ser também uma professora!!!!! Essa cáfila "Os professores"" sao das classes profissionais menos qualificadas para as suas funções!!! Claro que a excepções , mas a maioria são incompetentes, irresponsáveis e sofrem de um mal da classe!!! Falte de liderança!!! Qualquer mendecapto que tire uma licenciatura acha-se capaz de ensinar alunos que hoje em dia ,(a maioria) são uma cáfila de mal educados, sem formaçao ética ou disciplinar!!! Agradecendo aos paizinhos que não os educam!!!! Isto é Portugal!!!
  • » Carlos Vicente, Porto, 21-07-2013 10:35

    1. O Honório foi mais um destabilizador e provocador a soldo de. . . ., sabe-se lá de quem, vai de volta para de onde nunca devia de ter saído, ou antes como professor também nada fazia e nada valia. Bom mesmo era mandá-lo às "selvagens", ver o que o Caváco lá andou a fazer e ai sim, pode demorar-se vários anos. Guisado de gaivota faz muito bem a pessoas destas.
  • PUB

Deixe aqui o seu comentário relativo a este artigo. Todos os comentários estão sujeitos a mediação.

Tem 1500 caracteres disponíveis

Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.


Entrar Renascença V+
Imagens impressionantes mostram a fúria do Sol



INFORMAÇÃO      BOLA BRANCA      PROGRAMAÇÃO      MÚSICA      MULTIMÉDIA      OPINIÃO