FC Porto ataca Liga Europa com o melhor marcador da prova
17-02-2022 - 12:00
 • João Paulo Ribeiro com Renascença

Wenderson Galeno, com seis golos, partilha com Ekambi o estatuto de máximo goleador da Liga Europa, esta temporada. O avançado é arma de Sérgio Conceição para o jogo desta noite com a Lazio. Pedro Correia, responsável pela vinda do brasileiro para a Europa, avisa que Galeno só se deve concentrar no sucesso do coletivo.

O FC Porto faz a sua estreia na Liga Europa, esta noite, diante da Lazio, no "play-off", mas tem no plantel o melhor marcador da competição, esta temporada.

Contratado em janeiro ao Braga, Wenderson Galeno marcou seis golos na fase de grupos e é, a par de Ekambi (Lyon), o máximo goleador da competição. Galeno tem um golo por jogo, em média. O avançado brasileiro é uma arma ao dispor de Sérgio Conceição, mas, adverte Pedro Correia, dirigente responsável pela saída do jogador para a Europa, deverá sempre privilegiar o coletivo.

"O Galeno está num lugar de destaque que é ser o melhor marcador da Liga Europa, uma das principais competições de clubes do planeta, mas que isso não o iluda, porque mais importante do que os seis golos que ele tem, será o sucesso da sua equipa", diz Pedro Correia, em entrevista à Renascença.

O diretor desportivo do Grémio Anápolis foi o dirigente que contratou Galeno e o transferiu para o FC Porto no verão de 2016. O conselho que envia ao jogador, a ser cumprido, terá, observa, um efeito "boomerang".

"Ser o melhor numa equipa que ganha é sempre mais potenciador para algo de presente e futuro. Os valores coletivos prevalecem", acrescenta.

A aguardar por uma oportunidade como titular

Galeno foi contratado no mercado de inverno para preencher a vaga aberta pela saída de Luis Díaz para o Liverpool. O colombiano deixou o Dragão com estatuto de melhor marcador do clube. Galeno, duas vezes utilizado a partir do banco desde que chegou ao Porto, tem credenciais na Liga Europa e aguarda que Sérgio Conceição aposte nele.

O primeiro desafio dos portistas é defrontar a Lazio no "play-off" e para o jogo da 1.ª mão, marcado para esta noite, o treinador não conta com Manafá, lesionado, Marchesín e Wendell, castigados. Na Lazio, o grande ausente é Ciro Immobile. Acerbi também não está à disposição do treinador Maurizio Sarri.

O FC Porto-Lazio está agendado para as 20h00. Jogo com relato na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt. Às 17h45, entra em campo o Braga, frente ao Sheriff Tiraspol, também para a 1.ª mão do "play-off" da Liga Europa. Pode acompanhar o relato integrar da partida no site da Renascença, em rr.sapo.pt.