Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

FC Porto oficializa contratações de Galeno e Semedo

01 fev, 2022 - 00:01 • Redação

Extremo brasileiro contratado ao Braga por nove milhões de euros, conforme avançado pela Renascença. Central português emprestado pelo Olympiacos, com opção de compra.

A+ / A-
Foto: FC Porto
Foto: FC Porto
Foto: FC Porto
Foto: FC Porto

O FC Porto oficializou, esta segunda-feira, de uma assentada, as contratações de Wanderson Galeno e Rúben Semedo, tal como a Renascença avançara.

O extremo brasileiro, de 24 anos, regressa ao Dragão ao fim de dois anos e meio no Sporting de Braga.

Em comunicado à Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários (CMVM), o FC Porto informa que comprou a totalidade do passe de Galeno ao Braga por nove milhões de euros, conforme a Renascença adiantara. Valor acrescido do montante relativo à solidariedade, não tendo a SAD portista "assumido qualquer custo de intermediação".

Galeno assinou um contrato válido para as próximas quatro épocas e meia, isto é, até 30 de junho de 2026. Fica com cláusula de rescisão de 50 milhões de euros.

Em declarações ao site oficial do FC Porto, Wanderson Galeno dá conta das "sensações incríveis" do regresso e agradece a nova oportunidade para "fazer história" no Dragão.

"Espero reescrever a minha história aqui, o que é muito importante, e estou muito feliz de estar de volta. Mudei muita coisa, amadureci muito e espero dar bastantes alegrias aos adeptos do FC Porto. (...) Quero chegar e ajudar o FC Porto, sei que temos objetivos delineados, mas o mais importante é sermos campeões", sublinha.

Galeno destacou-se nos dois anos e meio em que representou o Braga, por que marcou 24 golos em 115 jogos.

O brasileiro chegou ao Porto em 2016, proveniente do Grémio Anápolis. Fez quatro jogos na equipa principal em 2017/18, depois de uma temporada e meia na equipa B dos dragões. Passou ainda pelo Portimonense e Rio Ave, cedido pelo Porto.

Galeno é o substituto de Luis Díaz, que rumou ao Liverpool. Sérgio Conceição mostrou-se muito descontente com a saída do colombiano, depois do jogo frente ao Marítimo, e queixou-se de "falta de planeamento".

Semedo revela propostas de mais clubes portugueses


A contratação de Rúben Semedo já estava anunciada, uma vez que o FC Porto já tinha inscrito o central internacional português, de 27 anos, na Liga Portugal.

Semedo regressa a Portugal por empréstimo do Oympiacos até ao final da época. Os dragões ficam com opção de compra. O defesa vai envergar a camisola 35.

Em declarações reproduzidas no site oficial do FC Porto, Rúben Semedo revela que quis rumar ao Dragão "desde o primeiro minuto", apesar de ter tido "outras propostas, inclusive de clubes portugueses".

"O meu foco foi sempre estar aqui no FC Porto, representar esta grande instituição ao lado de grandes companheiros com quem já tive a oportunidade de partilhar o balneário na seleção, como o Pepe. Isto é um sonho que estou a realizar, melhor que estar a falar é estar aqui com o estádio cheio num jogo, mas estou impaciente para começar", afirma.

Rúben Semedo, que não jogou pelo Olympiacos durante quatro meses devido a prolemas judiciais, voltou à ação no dia 1 de dezembro. Marcou um golo na derrota da equipa de Pedro Martins frente ao Levadiakos, por 3-2, na primeira mão dos oitavos de final da Taça da Grécia.

O defesa português estava há três temporadas no Olympiacos. Leva um total de 104 jogos e sete golos pelo campeão grego, com que conquistou duas Ligas e uma Taça.

Semedo foi formado no Sporting, que trocou pelo Villarreal, embora os problemas extra-futebol o tenham impedido de se afirmar em Espanha. Depois de um regresso breve a Portugal, com uma época no Rio Ave, que lhe permitiu reencontrar-se com o futebol, rumou à Grécia, onde tem brilhado, o que lhe valeu a chamada à seleção nacional.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+