Portugal sem risco extremo. Madeira segue com maior incidência de Covid-19
22-03-2021 - 15:20
 • Joana Gonçalves

Alcoutim, no Algarve, é o município com maior aumento de incidência por 100 mil habitantes. Cerca de 96% dos concelhos apresentam risco moderado, a categoria mais baixa da escala.

Veja também:


O único município que na semana passada apresentava risco extremo de infeção por Covid-19 registou, nos últimos dias, uma quebra no número de novos casos. O Funchal contabiliza, de acordo com a última atualização da Direção-Geral da Saúde (DGS), uma incidência de 915 casos por 100 mil habitantes.

Portugal volta, assim, a abandonar o risco máximo, com cerca de 96% dos municípios com uma incidência cumulativa a 14 dias inferior a 240 casos por 100 mil habitantes. No total, são 37 os concelhos com incidência igual a zero.

Alcoutim, no Algarve, é o município com maior aumento de incidência. Já Resende, no distrito de Viseu, fixa-se no extremo oposto, com a maior redução de novos casos.

Ainda de acordo com o mesmo relatório, cinco em cada seis municípios registam menos de 120 casos por 100 mil habitantes, o limite nacional definido pelo Governo, a partir do qual seria necessário adotar uma revisão das medidas de desconfinamento em vigor.

Entre 3 e 16 de março, cinco concelhos apresentaram risco de infeção por SARS-CoV-2 muito elevado. Quatro pertencem à ilha da Madeira - Funchal, Machico, Ponta do Sol e Câmara de Lobos. Alcoutim é o único município do continente que integra esta lista.

O arquipélago, que na primeira vaga foi a região do país com menos casos e óbitos por Covid-19, atravessa agora um cenário pouco animador, com o índice médio de transmissibilidade (Rt) mais elevado de Portugal.

A Direção-Geral da Saúde divulga, desde dia 16 de novembro, o mapa de incidência cumulativa de infeção por município. O indicador corresponde ao número de novos casos nos últimos 14 dias por 100 mil habitantes.

Este é um dos três critérios adotados pelo Governo português na avaliação de risco de infeção de cada concelho. Foram definidos quatro níveis de risco: moderado, elevado, muito elevado e extremamente elevado.

Os níveis diferem em número de incidência. Municípios com incidência inferior a 240 casos por 100 mil habitantes integram a lista de risco moderado.

Na lista de risco elevado entram os concelhos com uma incidência entre 240 e 480 casos por 100 mil habitantes. Segue-se o risco muito elevado, entre 480 e 960.

No nível máximo de risco - extremamente elevado - estão os concelhos com mais de 960 casos por 100 mil habitantes.

Portugal regista esta segunda-feira mais 16 mortes e 248 novos casos de Covid-19, avança o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). É o menor número de novas infeções desde 1 de setembro.

Desde a chegada da pandemia, em março do ano passado, Portugal tem confirmados 16.784 óbitos e 817 mil casos.

Evolução de casos ativos de Covid-19 em Portugal