Os portugueses a caminho dos Jogos Olímpicos

Nesta série de entrevistas, a Renascença dá o microfone aos protagonistas nacionais dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020. Estreante, veterano, candidatos a medalhas, equipa, dirigente. Cinco perspetivas diferentes sobre as expectativas e ambições que Portugal leva na bagagem para o Japão.

"Quando vemos o atleta com a medalha e um sorriso de orelha a orelha, tudo faz sentido"

O selecionador nacional de judo garante que "as expectativas são as melhores" para Tóquio 2020 e que o objetivo é conquistar "uma ou duas medalhas". Em entrevista à Renascença, Pedro Soares admite que o medo da Covid-19 ainda está bem presente e que, nesta altura, perturbador para os atletas seria ter público nos Jogos Olímpicos. O futuro está prometido ao judo, à carreira de treinador e, espera, à seleção nacional.

23 jul, 2021

"Quando vemos o atleta com a medalha e um sorriso de orelha a orelha, tudo faz sentido""Quando vemos o atleta com a medalha e um sorriso de orelha a orelha, tudo faz sentido"
Medalha na despedida dos 50 km marcha dos Jogos Olímpicos seria "a cereja no topo do bolo" para João VieiraMedalha na despedida dos 50 km marcha dos Jogos Olímpicos seria "a cereja no topo do bolo" para João Vieira

Medalha na despedida dos 50 km marcha dos Jogos Olímpicos seria "a cereja no topo do bolo" para João Vieira

O grande objetivo do marchador português para Tóquio 2020 é "fazer o melhor possível" numa prova que, em 2012 e 2016, não conseguiu terminar. A quinta participação de João Vieira, de 45 anos, acarreta desafios inéditos, devido ao extenso naipe de restrições resultantes da pandemia da Covid-19. "Espero que toda a experiência que eu tenho venha ao de cima", deseja, em entrevista à Renascença.

22 jul, 2021

"Para quem anda entre os melhores do mundo, o objetivo só pode ser uma medalha"

O selecionador nacional de andebol não gosta do "jogo a jogo", mas admite que muito dependerá da entrada em prova, frente ao Egito, num grupo complicado. Paulo Pereira sente a equipa, grande estrela do andebol português, preparada para tudo: "Podemos ficar em último, mas a verdade é que também podemos ficar em primeiro."

21 jul, 2021

"Para quem anda entre os melhores do mundo, o objetivo só pode ser uma medalha""Para quem anda entre os melhores do mundo, o objetivo só pode ser uma medalha"
João Almeida. Conseguir um diploma olímpico "seria extraordinário"João Almeida. Conseguir um diploma olímpico "seria extraordinário"

João Almeida. Conseguir um diploma olímpico "seria extraordinário"

Estreante vai lutar por um lugar no "top-8", mas avisa que o percurso das duas provas é complicado. Espera conseguir estar "no sítio certo à hora certa".

20 jul, 2021

"Temos campeões do mundo". Presidente do Comité Olímpico confia que é realista sonhar com duas medalhas em Tóquio

José Manuel Constantino tem consciência do histórico nem sempre positivo e de que as restrições decorrentes da pandemia da Covid-19 podem levar a resultados surpreendentes. Porém, garante que Portugal tem "uma seleção forte", pelo que o objetivo definido com o Estado é alcançável. "Espero é que a ausência de público não adultere o valor desportivo da nossa missão", admite, em entrevista à Renascença.

19 jul, 2021

"Temos campeões do mundo". Presidente do Comité Olímpico confia que é realista sonhar com duas medalhas em Tóquio"Temos campeões do mundo". Presidente do Comité Olímpico confia que é realista sonhar com duas medalhas em Tóquio