Das Seychelles ao Camboja, da Eritreia a Timor-Leste. Aqui todos os infetados estão recuperados
21-05-2020 - 20:16
 • Joana Gonçalves

Dos nove casos de sucesso seis são ilhas ou arquipélagos. Em Portugal, a Madeira é a única região sem vítimas mortais devido ao surto do novo coronavírus e o número de infetados não aumenta desde dia 7 de maio.

Veja também:


Três ilhas das Caraíbas, um país do sudeste asiático, uma Nação que atravessa o mar vermelho, um território que integra o deserto do Saara e um arquipélago e duas ilhas no Oceano Índico registam, ao dia de hoje, tantos casos recuperados quanto o total de infetados pelo novo coronavírus.

Dominica, São Cristóvão e Nevis, Santa Lúcia, Camboja, Eritreia, Saara Ocidental, o arquipélago de Seychelles, Papua-Nova Guiné e Timor-Leste reduziram a zero o número de casos ativos de Coivd-19 e não registam quaisquer óbitos devido a esta pandemia, que já afetou mais de cinco milhões de pessoas em todo o mundo.

Das nove nações, o Camboja foi aquele que atingiu o maior número de infetados (122), seguido da Eritreia (39), Timor-Leste (24) e Santa Lúcia (18). Dominica, São Cristóvão e Nevis, Seychelles, Papua-Nova Guiné e Saara Ocidental registaram, respetivamente, 16, 15, 11, 8 e 6 casos confirmados.

À exceção do Camboja, todos os restantes territórios apresentam menos de 10 milhões de habitantes, com São Cristóvão e Nevis a somar apenas 52.441 habitantes, e seis são ilhas ou arquipélagos.

Não há registo de aumento de casos em nenhum destes territórios, pelo menos, desde 26 de abril. A única exceção é Santa Lucia que mantém o mesmo número de infetados com o novo coronavírus desde 4 de maio.

Apesar do cenário otimista, o número de testes diários não é conhecido nalgumas destas regiões, o que pode estar na origem de uma subnotificação.

A Nova Zelândia e a Austrália são também um excelente exemplo, com 96% e 91% de casos recuperados, respetivamente.

Em Portugal, a Madeira é a única região sem vítimas mortais devido ao surto do novo coronavírus e o onde número de infetados não aumenta desde dia 7 de maio. Dos 29.912 casos confirmados de Covid-19 em todo o país, apenas 6.452 estão recuperados, o que representa 21,6% do total de infetados. A taxa de letalidade está fixada nos 4,3%.

Ainda assim, é de notar que o número de casos ativos já registou um primeiro decréscimo, no dia 12 de maio, data em que número diário de recuperados superou os novos casos de infeção.

Evolução de casos ativos, mortes e recuperados de Covid-19