Morreu Alfredo Quintana, jogador da seleção e do FC Porto
26-02-2021 - 13:36
 • Renascença

Jogador de andebol tinha sofrido uma paragem cardiorrespiratória na segunda-feira. Quintana, considerado um dos melhores guarda-redes do mundo, morre aos 32 anos.

Veja também:


Morreu Alfredo Quintana, jogador de andebol seleção portuguesa e do FC Porto. Tinha 32 anos.

A notícia foi avançada esta sexta-feira pelo clube azul e branco. O guarda-redes faleceu no Hospital de S. João, onde estava internado há vários dias.

"A mensagem que nunca pensámos partilhar: o nosso querido Alfredo Quintana partiu hoje. Serás para sempre lembrado como um dos nossos. Um verdadeiro Dragão. Descansa em paz, Eterno Quintana!", escreveu o FC Porto numa mensagem de condolências nas redes sociais.

Alfredo Quintana, de 32 anos, sofreu uma paragem cardiorrespiratória, na segunda-feira, durante um treino do FC Porto.


O jogador nascido em Cuba e internacional pela seleção de Portugal ficou em estado de coma e acabou por falecer esta sexta-feira.

Quintana integrava a equipa principal dos dragões desde 2010 e é uma das grandes figuras do clube na modalidade, tendo somado mais de 400 jogos com a camisola do FC Porto.

O guarda-redes foi titular na tarde de domingo no jogo da 13ª jornada do campeonato português, em casa do Água Santas, que o FC Porto venceu por 35-26. Ao serviço da seleção, Quintana soma 72 internacionalizações. Fez seis jogos por Cuba.

Considerado um dos melhores guarda-redes do mundo, Alfredo Quintana tem sido uma das grandes figuras das boas prestações da seleção nacional em competições internacionais.

O Presidente da República já lamentou a morte do jogador da seleção e do FC Porto. "Quintana nasceu em Cuba mas naturalizou-se Português e granjeou um invulgar respeito e admiração entre os seus pares", disse Marcelo Rebelo de Sousa numa mensagem publicada no site da Presidência da República.

"Representava o Futebol Clube do Porto e a Seleção Portuguesa. O andebol e o desporto português ficam mais pobres com esta partida precoce que a todos consterna", sublinha o chefe de Estado, que apresenta "à família enlutada, ao Futebol Clube do Porto e à Federação Portuguesa de Andebol as mais sentidas condolências".

Uma das primeiras reações à morte de Alfredo Quintana foi do Sporting Clube de Portugal. Os leões enviam "as mais sentidas condolências à família, amigos e toda a família portista".

"Até sempre, Alfredo Quintana", escreve o clube de Alvalade na rede social Twitter.