Quer poupar na conta da água?
24-01-2017 - 15:47
 • Fátima Casanova

Continuamos a dar dicas para poupar nos gastos de casa. Depois da electricidade e do gás, avançamos para a factura da água.

Veja também:


Para começar a poupar, veja se pode beneficiar de uma destas tarifas:

Tarifa Familiar de Água

– 155 municípios praticam esta tarifa, que se destina a famílias com cinco ou mais pessoas, segundo a Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (veja aqui a lista).

Peça informações junto da sua autarquia para saber se pratica esta tarifa e, em caso afirmativo, faça o pedido. Pode também contactar o fornecedor da sua localidade.

Tarifa Social da Água

A atribuição desta tarifa também é feita pelas autarquias, que aderem a este regime de forma voluntária.

Isto, apesar de a entidade reguladora do sector ter recomendado, já em 2012, a todas as entidades gestoras de serviços de águas e resíduos que apliquem a tarifa social aos agregados mais carenciados.

O pedido para aderir a esta tarifa também é feito pelo consumidor.

O preço da água varia de município para município. Cada um tem a sua política e enquanto não houver uma alteração legislativa, os consumidores com carência económica têm de tomar a iniciativa de fazer o pedido.

Os regimes de descontos também diferem e a tarifa social pode traduzir-se na isenção do pagamento da tarifa fixa de água e saneamento ou então num aumento dos metros cúbicos por escalão.

Toda a gente pode poupar

As tarifas familiar e social da água não abrangem todos os consumidores, mas há procedimentos que ajudam a reduzir a conta:

  • Evite o uso de água corrente, seja na lavagem da loiça, dos dentes ou no duche;
  • Instale redutores de caudal nas torneiras, que reduzem o fluxo para metade. As misturadoras também são uma boa opção;
  • Aproveite a água fria que gasta enquanto a quente não chega ao banho. Pode utilizá-la no autoclismo ou mesmo para lavar o chão ou outra coisa que precise;
  • Evite ligar as máquinas de roupa ou loiça sem a carga completa
  • Sai mais barato lavar a loiça na máquina do que à mão;
  • Evite o uso da mangueira.