Emissão Renascença | Ouvir Online
Espaço do Consumidor
Um espaço para responder a todas as dúvidas dos consumidores (terças e quintas, depois das 11h15)
A+ / A-
Arquivo

Espaço do Consumidor

Electricidade. Comece o ano a poupar

05 jan, 2017 • Fátima Casanova


Se ainda está no mercado regulado, a sua factura de electricidade vai subir 1,2% este ano. Saiba o que deve ter em conta para poupar na conta da luz.

Quem nunca mudou de fornecedor e está na EDP com o serviço universal tem agora até 2020 para escolher um novo fornecedor de energia eléctrica (mesmo que seja EDP) e assim passar para o mercado livre.

A alteração pode ser o ponto de partida para começar a poupar nas despesas domésticas, sobretudo souber analisar as propostas das várias empresas (veja, noutro Espaço do Consumidor, tudo sobre o processo geral de mudança de fornecedor).

Todos os descontos são bons?

É muito importante perceber sobre que fatia da factura vai incidir o eventual desconto proposto pelos fornecedores e não se deixar deslumbrar com uma redução que, à partida, possa parecer superior.

Exemplo prático

* as contas aqui apresentadas não incluem impostos nem taxa audiovisual

Se a sua factura da luz costuma ser de 50 euros, saiba que 10 são para pagar a potência contratada – um valor fixo todos os meses. Os outros 40 dizem respeito ao consumo, que é a fatia maior.

Imaginando que a oferta apresenta um desconto de 20%, parece muito, mas se for só sobre a potência contratada, pois resulta numa redução de dois euros por mês.

Mas se a oferta for de 5% de desconto sobre o total da factura (50 euros), o desconto seria de 2,5 euros por mês.

Atenção ao prazo

Por norma, os contratos são por um ano e o consumidor deixa de beneficiar dos descontos ou das campanhas no final dos 12 meses. Verifique, pois, se o seu está a terminar e se é altura de procurar uma nova oferta.

Precisa mesmo dessa potência?

O escalão da potência contratada deve ser adequado ao consumo de energia em casa. Lembre-se que os actuais electrodomésticos, sobretudo os de categoria energética A, são mais eficientes e há também lâmpadas mais eficientes (como as LED).

Deve levar ainda em consideração o número de pessoas na habitação.

Cada escalão de potência tem um preço mensal fixo e o processo de alteração é grátis.

Até quanto consigo poupar?

Se o consumidor tiver contratado o máximo de potência, terá uma despesa mensal de pouco mais de 30 euros. Se optar pelo escalão de 6,9 quilowatts, por exemplo, a despesa baixa para cerca de 10 euros.

Pode ainda optar por uma potência mais baixa, de 3,45 quilowatts, a mais comum, e aqui a despesa mensal não chega aos cinco euros.

Desligar os aparelhos eléctricos, em vez de os deixar em "stand by", e os carregadores de telemóvel, por exemplo, que por vezes ficam esquecidos nas fichas, o nível de poupança também aumenta.

Dica: se ligar vários aparelhos a uma tomada inteligente, no final do dia é só desligar esse interruptor.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • pedro S
    05 jan, 2017 aveiro 20:26
    tão irrealista esta noticia/testemunho , eu tenho a potencia 3,45 kw mais baixa que o normal, e longe, mas longe de custar 5 euros por mês, mas sim á volta de 30 euros, e com todas as lâmpadas de leds, e aparelhos indispensáveis ligados, e bastante ponderado na utilização, dos mesmos, quem escreveu a peça, foi apena ver estatisticas, e sem conhecimento, do real consumo / fatura
  • virgilio rosario dio
    05 jan, 2017 Maceira 20:09
    O QUE É O MERCADO REGULADO? PARA QUE SERVE A ERSE? O QUE FAZ A DEFESA DO CONSUMIDOR NESTES AUMENTOS BRUTAIS? O QUE SE SABE É QUE OS CHINESES LEVARAM UNS MILHÕES PARA A CHINA NÃO NOS CHEGAVA A ALEMÃNHA AGORA TAMBEM A CHINA ( QUEM NOS ACODE ? É SÓ OPORTUNISTAS )
  • José
    05 jan, 2017 Campo Maior 19:53
    Depois dos comentários que li,acho que nem me vo preocupar com tal mudança.Milagres se é que houve foi em Fatima,acordem isto anda mais de meio mundo a enganar o que resta
  • Jorge
    05 jan, 2017 Loures 19:45
    Com tanto aumento o melhor mesmo é o regressar ao tempo dos nossos avós: conservar as carnes na salgadeira, alumiar a casa com velas, deslocação a cavalo ou carros de bois, tomar banho e lavar a roupa no riacho...
  • Pois sim....
    05 jan, 2017 aqui 19:39
    Comece o ano a poupar.... blá blá blá blá.... Truque s dicas.... blá blá blá blá.... Poupar era o iva descer dos 23%, isso é que era poupar !!! Só num pais governado por gente "inteligente" é que o iva num bem essencial sobe de 6% para 23%!!! Gente "inteligente" e "competente"!!!
  • 05 jan, 2017 aldeia 18:52
    A "roubalheira" continua,por isso é que os chineses ficaram com a edp e outras empresas.
  • André
    05 jan, 2017 Lisboa 18:34
    O mercado liberalizado vai aumentar quase 5%. Tenho contrato no mercado liberalizado. O preço que pago por Kw actualmente é 4,8% acima do regulado. Em troca dão-me 5% de desconto sobre o consumo e 5% sobre o termo fixo. No entanto, esses descontos é só sobre 2 parcelas. Tudo o resto pago mais do que pagaria no regulado. Na factura do mês passado já vinha um aumento de 0,89 euros no termo fixo e um aumento de 1,8% no consumo. Andei a ver os outros prestadores e com o aumento desses valores, só existia 1 que me ficava mais barato que o regulado: a GALP se tivesse gás natural. Como não tenho, ficam todos pelo mesmo... Lá consegui que a operadora que tenho me fidelizasse por mais 12 meses com o mesmo desconto. Na factura total irei pagar mais 1 euro do que pagam os do regulado... E há mais. No ano de 2014, durante um temporal, o cabo eléctrico que liga o poste ao meu contador, foi atingido por um ramo. No dia seguinte o piquete da REN dirigiu-se cá, para voltarem a ligar o cabo, tive de pagar 123 euros. É que no mercado regulado, a EDP e a REN são responsáveis até à saída do contador. No liberalizado, a prestadora só é responsável pelo contador. A REN responsabiliza-se até ao ramal... a partir daí é responsabilidade do cliente. Para não pagar nada, precisava de ter o seguro "de energia" que a empresa "oferece" por 7,60 euros mensais. Portanto, quem está no liberalizado paga mais e tem mais responsabilidades.
  • ANTÓNIO TORCATO
    05 jan, 2017 LOURES 18:04
    Isto do mercado livre e do mercado regulado, é tudo uma treta, pois quando um aumenta o ouro segue-lhe o caminho. Só se fala no aumento do mercado regulado, mas eu que não estou no mercado regulado, já recebi uma carta da EDP Comercial a comunicar os respectivos aumentos tanto no KWH como na potência contratada e os valores que lá estão mencionados, são exactamente os que estão publicados no sitio da ERSE. O dito mercado livre é mais um embuste para a população tal como o foi a liberalização dos combustíves.
  • António Marques
    05 jan, 2017 Viana do castelo 17:36
    discordo completamente essa de "se ligar vários aparelhos a uma tomada inteligente, no final do dia é só desligar esse interruptor" . Quantos mais equipamentos estiverem ligados a uma tomada, menor será a segurança.
  • António
    05 jan, 2017 Ancora 17:31
    Aí é? E quanto vai o subir no mercado livre? Isso não dizem. Eu mudei e pago mais e vou pagar ainda mais. Logo publicidade enganosa.