Fogo ameaça aldeia em Castro Marim. Habitantes retirados
16-08-2021 - 17:31
 • Renascença

Autarca explica que "a localidade estava a ficar completamente cercada e, por precaução, o comando distrital achou previdente evacuar esses aglomerados".

Uma localidade do concelho de Castro Marim, no Algarve, foi evacuada esta segunda-feira devido ao incêndio que lavra naquela zona.

"Por precaução foram retiradas as pessoas no principal foco de preocupação em termos habitacionais, que é a localidade de Cortelha", disse à RTP3 a vice-presidente da Câmara de Castro Marim, Filomena Sintra.

A autarca explica que "a localidade estava a ficar completamente cercada e, por precaução, o comando distrital achou previdente evacuar esses aglomerados".

As pessoas retiradas de Cortelha foram transportadas para a sede de freguesia.

"À hora de almoço pensávamos que o fogo estava controlado e dominado, mas o vento é muito, a geografia do território contém muito relevo, as acessibilidades são difíceis e o tipo de vegetação é de grande ignição", explica a vice-presidente da Câmara de Castro Marim.


Pelas 17h40, o incêndio em Castro Marim estava a ser combatido por 309 operacionais, apoios por sete meios aéreos e por 103 viaturas.

O fogo, que deflagrou às 01h00 da madrugada, teve um reacendimento "forte" esta tarde e esperam-se horas "de muito trabalho" para os operacionais, revelou esta tarde a Proteção Civil.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) anunciou esta segunda-feira um "agravamento" do estado de alerta devido ao risco de incêndios.

"Com base nas informações do Instituto do Mar e da Atmosfera, a Proteção Civil decidiu manter e agravar o estado de alerta especial para as próximas horas", disse em conferência de imprensa o adjunto de operações da ANEPC, o comandante Mário Silvestre.


Os distritos da Guarda, Castelo Branco, Portalegre e Faro estão em alerta vermelho, o mais grave, até às 23h59 de terça-feira.

Bragança, Viseu, Santarém, Setúbal, Évora e Beja estão em alerta laranja.

Em estado de alerta amarelo ficam Vila Real, Coimbra, Leiria e Lisboa.

Quase quatro dezenas de crimes de incêndio foram registados nas últimas 24 horas, avança a ANEPC.

Imagens publicadas nas redes sociais mostram que a coluna de fumo provocada pelo incêndio de Castro Marim é visível na zona das praias de Monte Gordo, no concelho vizinho de Vila Real de Santo António também em Tavira.