Rotas Alto Minho

3 ROTA DO ROMANO

Partilhe esta página


Este verão as suas férias vão ser inesquecíveis e vai ficar a conhecer ainda melhor a região noroeste do seu país. Vai surpreender-se com a riqueza do Alto Minho se seguir as sugestões da Renascença. Neste itinerário, que é uma verdadeira viagem no tempo, convidamo-lo agora a entrar no portal que o vai levar ao tempo dos romanos na Península. É a terceira rota de 10 rotas imperdíveis: a Rota do Romano!

Do lado esquerdo do mapa decsubra o que ver, basta clicar em cada ponto de interesse!

No Alto Minho são imensas as marcas da passagem romana pela região.

Nesta Rota do Romano , em que pode partir por exemplo da casa do Arnado, em Ponte de Lima, há uma panóplia de marcos miliários, pontes e pequenos troços do percurso original para descobrir, assim como um vasto património cultural, representado nos vestígios arqueológicos, na arquitetura civil e religiosa, nos aspetos etnográficos da cultura popular, nas lendas e tradições. Aqui, ganha especial destaque a via romana, identificada como a IV Via Militar Romana ou XIX do Itinerário de Antonino, que ligava Bracara Augusta (Braga) a Asturica Augusta (Astorga), e que foi construída em pleno movimento de romanização do atual território português, passando pelos concelhos de Ponte de Lima, Paredes de Coura e Valença. Esta via era também utilizada, na época medieval, como caminho para Santiago de Compostela, trajeto que ainda hoje é percorrido por milhares de peregrinos.

Reza a lenda que, em 137 a.C., Decimus Junius Brutus, o general que comandava as tropas romanas aquando da sua incursão por terras do Alto Minho deteve-se junto do rio Lima, aquele que a Lenda chama de Lethes (que viria a declinar em Lima) e que traduzido significa esquecimento. A lenda fala-nos do terror que tinham os que pensavam em atravessar o rio Lima, porque tal como confirmava o seu nome, iriam perder a memória. No entanto, o General terá atravessado sem medo, e já na margem oposta terá chamado todos os seus soldados pelo respetivo nome.

Ao lado do mapa pode clicar em cada ponto de interesse e descobrir o que ver na Rota do Romano:


Via Romana - Paredes de Coura

Núcleo de Marcos Miliários de Antas - Paredes de Coura
14 Marcos Miliários (Série Capela) Braga a Tuy - Ponte de Lima
Aro Arqueológico do Forte de Lovelhe - Vila Nova de Cerveira
Marco Miliário / Pelourinho de Valença - Valença
Ponte de Ponte de Lima - Ponte de Lima
Ponte Nova ou da Cava da Velha - Melgaço
Ponte Romano-Medieval de Rubiães - Paredes de Coura
Ponte da Igreja de Troporiz - Monção
Ponte da Rebouça - Monção
Pedra dos Namorados (Ermida, Núcleo Museológico)- Ponte da Barca

Com uma beleza natural ímpar, proporcionada pelo rio, pelo mar, pela serra e montanha, o Alto Minho foi, desde tempos imemoriais, palco de uma intensa ocupação humana que ao longo de milénios foi moldando a sua paisagem. Desde os testemunhos pré-históricos, passando pela cultura castreja e pela época da romanização; atravessando a Idade Média, enriquecida com a expansão marítima; desembocando no barroco, alimentado pelo ouro brasileiro; até à atualidade; a herança deste passado encontra-se ricamente presente na região.