Reclamações sobre AUTOvoucher disparam 69% numa semana
07-03-2022 - 17:03
 • Marta Grosso

Em apenas dois dias, as reclamações dirigidas à operadora responsável pela gestão do programa representaram 29% do total de reclamações recebidas no Portal da Queixa.

Entre 28 de fevereiro e 6 de março (de segunda-feira a domingo), o número de queixas relacionadas com o AUTOvoucher aumentou 69% na comparação com a semana anterior.

Dificuldades com o reembolso e problemas com a inscrição/adesão, condição necessária para aceder ao apoio e usufruir do desconto, foram os principais motivos apresentados pelos consumidores que reclamaram no Portal da Queixa, segundo um comunicado divulgado nesta segunda-feira.

“Quando chega a parte se receber o SMS de confirmação, o mesmo não chega e mesmo que que se carregue para reenviar dá erro”, relata Rafael Carlos, um consumidor que refere ter-se deparado com “erros” no ato da inscrição.

Já João Braz e António Sérgio são exemplos de consumidores que dizem nunca ter recebido qualquer reembolso.

“Apesar de ter aderido ao AUTOvoucher e ter abastecido sempre em postos aderentes desde dezembro de 2021, nunca me foi devolvido qualquer valor. De notar que fiz sempre os pagamentos na íntegra com o meu cartão de multibanco e que na plataforma SaltPay (IVAucher) constam dois benefícios de 10€ que nunca me foram creditados”, relata no Portal da Queixa.

No dia 5 de março, António Sérgio acedeu ao site “para ver as transações, devido ao aumento do valor a reembolsar” e verificou, “para minha estupefação, que nenhum pagamento tinha sido efetuado” desde janeiro deste ano, “sendo que sempre abasteci em postos de combustíveis aderentes e sempre com o meu cartão multibanco associado ao meu número de contribuinte e que sempre funcionou até Janeiro de 2022, seja no Autovoucher seja no IVaucher.”

A partir desta segunda-feira, o subsídio mensal do AUTOvoucher passa de cinco para 20 euros. A medida foi anunciada na sexta-feira (dia 4) pelo Governo, de modo a mitigar o impacto do aumento do preço petróleo, agravado pela atual guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

Nos dias seguintes, 5 e 6 de março, houve uma maior movimentação de contribuintes no site do IVAucher – a mesma plataforma que gere o AUTOvouvher – que resultou na intensificação das reclamações dirigidas à SaltPay (a operadora responsável pela gestão do programa) registadas no Portal da Queixa.