Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
Cerca de 61 mil crianças estão inscritas para serem vacinadas contra a Covid-19 no próximo fim de semana, 13 mil das quais autoagendadas nas últimas 24 horas, anunciou esta quinta-feira a Direção-Geral da Saúde (DGS).
“Foram realizados, até às 18h30 de hoje, cerca de 61 mil pedidos `online´ para a vacinação contra a Covid-19 para o próximo fim de semana, dias 18 e 19 de dezembro” , adiantaram em comunicado os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde e a DGS.
Sábado e domingo tem início da vacinação das crianças, começando pelos menores de nove, 10 e 11 anos , num processo que o Governo estima que fique concluído em março, altura em que serão administradas as segundas doses.
As crianças com comorbilidades têm prioridade, independentemente da idade , desde que tenham prescrição médica, bastando dirigir-se aos centros para receberem a vacina contra o SARS-CoV-2.
A decisão de vacinar as crianças entre os 5 e os 11 anos resulta da recomendação da Direção-Geral da Saúde, depois de ouvida a Comissão Técnica de Vacinação e ponderadas as questões de natureza logística com o núcleo de coordenação de apoio ao Ministério da Saúde, nomeadamente a disponibilidade de vacinas da Pfizer, na versão pediátrica.
No próximo fim de semana, os centros de vacinação estão exclusivamente reservados para a administração de vacinas às crianças de nove, 10 e 11 anos.