Sismo de magnitude 7.2 no Haiti faz mais de 300 mortos
14-08-2021 - 15:30
 • Renascença

Um alerta de tsunami foi emitido, com probabilidade de ocorrência de ondas até três metros acima do nível da maré. No entanto, mais tarde essa possibilidade foi afastada.

Pelo menos 304 pessoas morreram em resultado do violento sismo de magnitude 7,2 na escala de Richter registado este sábado no Haiti, a cerca de 12 quilómetros a norte de São Luís do Sul.

As vítimas mortais subiram em flecha nas últimas horas: primeiro, de 29 para 230 e, depois, para mais de três centenas, sendo que a estes somam-se um número ainda não contabilizado de feridos.

O primeiro-ministro, Ariel Henry, já declarou o estado de emergência, que deverá ter a duração de um mês.

O Presidente norte-americano, Joe Biden, anunciou que os Estados Unidos vão ajudar o Haiti no apoio de emergência à população, através da agência USAID, e no processo de reconstrução das infraestruturas danificadas pelo tremor de terra.

A tragédia deste sábado acontece num país que ainda recupera do abalo que foi o assassinato do Presidente Jovenel Moise.

Nos momentos iniciais, logo a seguir à terra tremer, as primeiras reações já indiciavam que estaríamos perante uma tragédia de grandes proporções.

“Há mortos, mas ainda não tenho um balanço preciso”, adiantou Jerry Chandler, o diretor da Proteção Civil do país, que confirmou também que o primeiro-ministro, Ariel Henry, estava a caminho do centro de operações de emergência, em Porto Príncipe.

“O mais importante é recuperar o maior número possível de sobreviventes sob os escombros”, afitrmou o mesmo Ariel Henry.

O sismo foi sentido também na República Dominicana, que divide com o Haiti a ilha caribenha de Hispaniola.

Citado pelas agências internacionais, o primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry, já classificou a situação no terreno como "dramática", numa referência às vítimas mortais e aos danos materiais provocados pelo sismo no país, o mais pobre do continente americano.

Em janeiro de 2010, o Haiti registou um terramoto de 7 graus na escala de Richter que causou 300.000 mortos, outros milhares de feridos e afetou 1,5 milhões de pessoas.

O Sistema de Alerta de Tsunamis dos Estados Unidos emitiu, de acordo com a CNN, um aviso de perigo de tsunami, com probabilidade de ocorrência de ondas até três metros de altura, acima do nível da maré. No entanto, horas depois, esse alerta foi levantado.

[notícia atualizada às 23h55]