Gonçalo Lobo Xavier e a distribuição
05-02-2021 - 19:42
 • Pedro Mesquita

O diretor-geral da APED - a Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição - analisa um setor vital em ano de pandemia.

O comércio de retalho é classificado pela Eurocommerce como um ecossistema essencial, para todos os europeus, durante esta pandemia.

O setor tem garantido aos portugueses alguns dos bens essenciais para se manterem em casa nos já dois períodos de confinamento.

Com maior, ou menor, disponibilidade de horários, consoante as regras do estado de emergência, tem sido um setor absolutamente vital, no decurso deste já longo ano de exceção, que obrigou a uma capacidade de adaptação à segurança sanitária, mas também na importante logística para garantir à população que não haveria uma rutura de stocks.

Este setor teve, também de acelerar a oferta online de produtos, com a procura a multiplicar por oito, logo em abril.

Gonçalo Lobo Xavier, que é membro também membro do CESE - o Comité Económico e Social Europeu em representação da CIP - faz uma radiografia da distribuição em Portugal, neste ano de exceção.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus