Erdogan insiste na reintrodução da pena de morte na Turquia
25-07-2016 - 23:28

Golpe de estado falhado ainda não foi esquecido pelo Presidente turco.

O Presidente da Turquia afirma que “o povo quer a pena de morte reintroduzida” no sistema penal do país e que os governantes devem ouvir os eleitores.

Tayp Erdogan falou esta segunda-feira à televisão pública alemã, numa entrevista que está a ser citada pela agência Reuters, pouco mais de uma semana depois do golpe de Estado falhado.

O presidente da Comissão Europeia já avisou que a reintrodução da pena capital fará parar o processo de adesão da Turquia à União Europeia.

Já sobre a crise dos refugiados, Erdogan assegura que as promessas da Turquia são para manter - Ancara comprometeu-se em Março a conter o fluxo de migrantes que querem chegar à Europa através da vizinha Grécia - mas o chefe de Estado turco questiona o empenho de Bruxelas neste assunto, queixando-se do parco apoio financeiro.

Cerca de 11 mil pessoas foram detidas devido a ligações com o golpe de Estado, que provocou 265 mortos.

Um decreto-lei sobre o estado de emergência publicado no sábado na Turquia refere que o período de detenção dos suspeitos envolvidos na tentativa falhada do golpe de Estado pode prolongar-se até 30 dias.

O mesmo documento também dissolve milhares de estruturas e instituições, incluindo organizações ligadas à educação e relacionados com Fetullah Gülen.