Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Travis Scott em Lisboa para três concertos com provável atividade sísmica

02 ago, 2024 - 15:33 • João Pedro Quesado com Lusa

Concertos do rapper norte-americano já fizeram Roma e Milão tremer. Artista também é conhecido por incidentes, como ignorar pedidos para parar o concerto no festival Astroworld em 2021, depois de um esmagamento causar mortes entre o público jovem.

A+ / A-

O "rapper" norte-americano Travis Scott inicia esta sexta-feira uma série de três concertos em Lisboa, no âmbito da digressão mundial "UTOPIA - Circus Maximus".

Os espetáculos, que acontecem esta sexta-feira, no sábado e no domingo na MEO Arena, encerram a etapa europeia da digressão dedicada a "Utopia", quarto álbum de estúdio do "rapper", editado em julho do ano passado.

De acordo com a promotora Ritmos e Blues, as portas da MEO Arena abrem às 19h30 e o espetáculo tem início às 21h00, em cada um dos dias.

O regresso de Travis Scott a Portugal foi anunciado em 13 de maio e previa inicialmente apenas uma data. No entanto, a elevada procura de bilhetes fez com que passassem a ser três concertos, em vez de apenas um.

A parte europeia da digressão "UTOPIA - Circus Maximus" começou nos Países Baixos em 28 de junho, e incluiu também datas no Reino Unido, Polónia, Suíça, França, Bélgica, Itália e República Checa.

No concerto de 23 de julho, em Milão, os 80 mil espetadores provocaram vibrações ao ponto de os habitantes pensarem que estava a acontecer um terramoto, segundo o jornal italiano "Il Messaggero".

No âmbito desta digressão, um euro (ou uma libra, no caso do Reino Unido) por cada bilhete vendido reverte para a organização sem fins lucrativos Cactus Jack Foundation, que apoia jovens de Houston, cidade onde o "rapper" nasceu em 1991.

Travis Scott, de 33 anos, produziu para nomes como Kanye West, Rihanna ou Drake e emprestou a voz a temas de, entre outros, Jay-Z e Pusha T.

Em 2015, editou o álbum de estreia, "Rodeo". "Astroworld" surgiu em 2018, ano em que Travis Scott se estreou ao vivo em Portugal, com uma atuação no festival Super Bock Super Rock, em Lisboa.

O "rapper" voltou a Portugal no ano passado, para uma atuação, no festival Rolling Loud, em Portimão.

A carreira de Travis Scott é marcada por vários incidentes com o público nos concertos. Em 2015, Scott foi condenado por conduta negligente no festival Lollapalooza, onde incitou o público a ignorar a segurança e saltar as barreiras. Em 2017, foi detido por comportamento semelhante num concerto no estado norte-americano do Arkansas, e processado por um fã que disse ter sido empurrado de uma varanda num terceiro andar e depois arrastado pelo palco, ficando paralizado.

Em 2021, dez pessoas morreram por esmagamento num concerto de Travis Scott no festival Astroworld, no Texas. O artista continuou o concerto durante cerca de uma hora, ignorando os pedidos do público para parar, mesmo com uma ambulância a passar entre a multidão para retirar as vítimas - com idades entre os 9 e os 27 anos. Scott acabou por não ser acusado de nenhum crime, apesar do processo submetido por alguns dos fãs que estavam no concerto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+