20 jun, 2024 - 18:08 • Redação
A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou esta quinta-feira um alerta sobre falsificação de lotes do medicamento Ozempic, utilizado tratar a diabetes tipo 2 e a obesidade.
O alerta, dado em comunicado, visa três lotes da marca Ozempic detetados em outubro no Brasil e Reino Unido, e em dezembro nos Estados Unidos.
A OMS aconselha os profissionais de saúde e as autoridades reguladoras a estarem atentas e a cessarem a venda e o uso dos fármacos em causa.
Os lotes de Ozempic visados (na forma injetável) deturpam a sua identificação e origem, uma vez que não foram fabricados pela farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk, refere a OMS.
A OMS adverte que a utilização do medicamento Ozempic falso pode resultar no tratamento ineficaz dos doentes devido à dosagem incorreta, contaminação com substâncias nocivas ou uso de ingredientes desconhecidos ou substituídos.
O Ozempic tem como substância ativa o semaglutido, que é usado principalmente no tratamento da diabetes tipo 2, pois ajuda a baixar os níveis de açúcar no sangue, reduzindo o risco de complicações cardiovasculares.