31 ago, 2024 - 16:18 • Filipa Ribeiro , Miguel Marques Ribeiro
Foi resgatado do rio Douro o corpo de Tiago Pereira, de 29 anos, o militar da GNR que continuava desparecido na sequência do acidente com um helicóptero de combate a incêndios ocorrido esta sexta-feira no concelho de Lamego.
A informação foi confirmada à Renascença por Silva Lampreia, o comandante da Polícia Marítima do Norte.
O corpo ficou preso nos "destroços da aeronave" e foi localizado "por mergulhadores da marinha e da polícia marítima" no "limite mais a jusante" da área de buscas.
Desta forma, "todas as vítimas" da queda do helicóptero que regressava do combate a um fogo em Baião foram "localizadas e recuperadas".
O dia de luto no sábado foi anunciado pelo primeir(...)
O comandante confirma esclarece que há partes do helicóptero que ainda falta recuperar. "Não. Ainda temos aqui alguns destroços para apanhar e, portanto, ainda temos aqui algum trabalho para fazer".
Ainda este sábado deverá ser ouvido o piloto, único sobrevivente do acidente.
Em declarações aos jornalistas, a tenente-coronel Mafalda Almeida, porta-voz da GNR, confirma que o último militar da GNR foi encontrado e fala num momento "pesado" para as famílias e para a Guarda Nacional Republicana.
"O que estará para a frente é prestar-lhes a devida homenagem, que já tem sido feita. Agora é garantir que as famílias continuam a ser acompanhadas, porque continuam a fazer parte da família da Guarda", sublinha a tenente-coronel Mafalda Almeida.
De acordo com a porta-voz da GNR, ainda não há indicação sobre quando vão ser realizados os funerais dos cinco militares, mas as "diligências estão a ser feitas o mais rapidamente possível".
Para este sábado foi decretado Dia de Luto Nacional em memória dos cinco militares da GNR que morreram no acidente com um helicóptero no rio Douro, em Lamego.
[notícia atualizada às 17h48]