Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Em dois meses, foram transferidas 42 grávidas do SNS para maternidades privadas

06 ago, 2024 - 07:36 • Olímpia Mairos

No último fim de semana nasceram 146 bebés em todas as maternidades de Lisboa e Vale do Tejo.

A+ / A-

Os hospitais públicos de área Metropolitana de Lisboa encaminharam entre junho e os primeiros dias de agosto, 42 grávidas para os hospitais privados com quem o SNS tem protocolo. O balanço é feito pelo INEM e citado esta terça-feira pelo jornal Público.

De acordo com o Ministério da Saúde, só no último fim de semana, em que seis serviços de urgência de ginecologia/obstetrícia de Lisboa e Vale do Tejo estiveram encerrados, foram transportadas seis grávidas de hospitais públicos para privados.

Em declarações esta segunda-feira à Renascença, o diretor executivo do SNS, António Gandra de Almeida considerava que é necessário repensar a rede de urgências.

Dados da Direção Executiva do SNS mostram que no último fim de semana nasceram 146 bebés em todas as maternidades de Lisboa e Vale do Tejo.

Desse total, 35 bebés nasceram em hospitais que tinham os serviços de urgência de ginecologia/obstetrícia encerrados, mas cujas grávidas estavam internadas em enfermaria ou foram referenciadas pela linha telefónica SNS Grávida, acessível através do mesmo número do SNS 24 (808 24 24 24): Almada (7 bebés), Amadora/Sintra (13), Setúbal (2), São Francisco Xavier/Lisboa (8) e Loures (5).

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+