06 ago, 2024 - 07:36 • Olímpia Mairos
Os hospitais públicos de área Metropolitana de Lisboa encaminharam entre junho e os primeiros dias de agosto, 42 grávidas para os hospitais privados com quem o SNS tem protocolo. O balanço é feito pelo INEM e citado esta terça-feira pelo jornal Público.
De acordo com o Ministério da Saúde, só no último fim de semana, em que seis serviços de urgência de ginecologia/obstetrícia de Lisboa e Vale do Tejo estiveram encerrados, foram transportadas seis grávidas de hospitais públicos para privados.
Em declarações esta segunda-feira à Renascença, o diretor executivo do SNS, António Gandra de Almeida considerava que é necessário repensar a rede de urgências.
Só este domingo, há 11 urgências de obstetrícia fe(...)
Dados da Direção Executiva do SNS mostram que no último fim de semana nasceram 146 bebés em todas as maternidades de Lisboa e Vale do Tejo.
Desse total, 35 bebés nasceram em hospitais que tinham os serviços de urgência de ginecologia/obstetrícia encerrados, mas cujas grávidas estavam internadas em enfermaria ou foram referenciadas pela linha telefónica SNS Grávida, acessível através do mesmo número do SNS 24 (808 24 24 24): Almada (7 bebés), Amadora/Sintra (13), Setúbal (2), São Francisco Xavier/Lisboa (8) e Loures (5).