29 nov, 2024 - 23:10 • Ricardo Vieira, com Reuters
Uma explosão danificou esta sexta-feira um canal de água que abastece duas centrais elétricas no norte do Kosovo. Não há registo de vítimas.
O primeiro-ministro kosovar, Albin Kurti, fala num "ataque terrorista" e aponta o dedo à Sérvia.
Além do abastecimento de duas centrais a carvão, a explosão no canal está a afetar o fornecimento de água às populações.
Albin Kurti diz que uma parte do Kosovo pode ficar sem abastecimento de eletricidade se o canal não for reparado nas próximas horas.
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram a destruição provocada pela explosão.
Embaixador norte-americano no Kosovo, Jeff Hovenier, já condenou o "ataque contra uma infraestrutura crítica no Kosovo, que danificou um canal de água em Zubin Potok".
"Estamos a monitorizar a situação atentamente, vamos apoiar uma ampla investigação e oferecemos o nosso apoio ao Governo do Kosovo para garantir que os responsáveis pelo ataque criminoso são identificados e responsabilizados", escreveu o diplomata na rede social X.
A polícia do Kosovo tinha anunciado esta sexta-feira um reforço das medidas de segurança, depois de dois ataques recentes com granadas arremessadas contra uma esquadra das forças de segurança e um edifício municipal, no norte do Kosovo, onde residente uma importante comunidade sérvia.
O Presidente do Kosovo, Vjosa Osmani, acusou "gangues de criminosos sérvios" pelos ataques com granadas, sem apresentar provas das alegações.