09 nov, 2024 - 11:27 • Redação
Morreu Dom António de Orleans e Bragança, membro da família real brasileira, aos 74 anos, no Rio de Janeiro. D. António era primo em segundo grau de D. Duarte Pio de Bragança, da família real portuguesa, e trineto de D. Pedro IV de Portugal (primeiro imperador do Brasil), o quarto filho do rei João VI e de sua esposa, a rainha Carlota Joaquina da Espanha.
D. Afonso, o filho mais velho dos duques de Bragança, deixou uma homenagem a D. António na sua conta oficial de Instagram.
D. António — que sofria de doença pulmonar obstrutiva e estava internado desde 6 de julho — morreu na sexta-feira, realizando-se o funeral neste sábado.
O príncipe imperial do Brasil era o imediato sucessor dinástico do seu irmão, o príncipe D. Bertrand de Orleans e Bragança, chefe da Casa Imperial do Brasil. D. António nasceu a 24 de junho de 1950, no Rio de Janeiro, o sétimo dos 12 filhos do príncipe Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança.
Dom António era bisneto da Princesa Isabel e trineto de Dom Pedro II, o segundo e último monarca do Império do Brasil — o filho mais novo do imperador Pedro I do Brasil (D. Pedro IV de Portugal). Deixa mulher, D. Christine de Ligne de Orleans e Bragança, três filhos, Dom Rafael de Orleans e Bragança, Dona Maria Gabriela e Dona Amélia de Orleans e Bragança, e dois netos, Joaquim e Nicholas Spearman.
Em 2009, um dos filhos de D. António, Pedro Luís de Orleans e Bragança, morreu aos 26 anos na queda do voo 447, da Air France.