Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Secretário-geral da ONU "muito preocupado" com tropas norte-coreanas na Rússia

03 nov, 2024 - 22:57 • Lusa

A Coreia do Norte reforçou recentemente os seus laços militares com Moscovo, tendo o Presidente russo, Vladimir Putin, efetuado uma rara visita a Pyongyang em junho.

A+ / A-

O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, está "muito preocupado" com a presença de tropas norte-coreanas na Rússia e a sua possível colocação na linha da frente contra a Ucrânia, afirmou este domingo o seu porta-voz.

"Isto representaria uma escalada muito perigosa do conflito" entre Kiev e Moscovo, acrescentou Stéphane Dujarric numa declaração.

O chefe da diplomacia norte-americana, Antony Blinken, disse na quinta-feira que dos 10 mil soldados norte-coreanos que, segundo Washington, entraram na Rússia, cerca de oito mil "foram colocados na região [russa] de Kursk", na fronteira com a Ucrânia.

A Coreia do Norte reforçou recentemente os seus laços militares com Moscovo, tendo o Presidente russo, Vladimir Putin, efetuado uma rara visita a Pyongyang em junho, onde assinou um acordo de defesa mútua com o seu homólogo norte-coreano, Kim Jong Un.

A Coreia do Norte estará ao lado da Rússia até à sua "vitória" na Ucrânia, avisou o ministro dos Negócios Estrangeiros norte-coreano, Choe Son Hui, em Moscovo, na sexta-feira.

O seu homólogo russo, Sergei Lavrov, congratulou-se com os "contactos muito estreitos (...) estabelecidos entre os serviços militares e de segurança" dos dois países, e expressou a "gratidão" de Moscovo pela "posição de princípio" da Coreia do Norte.

No entanto, nem Moscovo nem Pyongyang confirmaram ou negaram até hoje a chegada destas tropas.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Amigo de Putin
    03 nov, 2024 Mundo 23:47
    Não sei porque está preocupado: há muito que se percebeu de que lado joga ele, e não é do lado das Democracias, nem da Europa... Tropas lá de uma amigo, do amigo dele, Putin de seu nome, não lhe devem causar transtorno

Destaques V+