Siga-nos no Whatsapp
Euranet
Visto de Fora
Begoña Iñiguez e Olivier Bonamici comentam, semanalmente, o país, os portugueses e a Europa. O ponto de vista espanhol e francês para ouvir à quinta-feira, depois das 23h.
A+ / A-
Arquivo
De Olivença à Ucrânia e um orçamento para aprovar

De Olivença à Ucrânia e um orçamento para aprovar

27 set, 2024 • Sérgio Costa


O discurso de Zelensky na ONU, a tensão no Médio Oriente, as negociações para o orçamento e ainda a eventual candidatura de Gouveia e melo a Belém no programa desta semana.

O presidente da Ucrânia “está cansado”, mas a chave para o conflito está na primeira terça-feira de novembro. Só o desfecho das eleições norte-americanas vai decidir o futuro do conflito no território ucraniano. Zelensky e a Europa só terão boas notícias se Kamala Harris sair vencedora. Este é o cenário atual e Begoña Iñiguez e Olivier Bonamici concluem que pouco mudou nos últimos meses.

A fragilidade europeia na cena internacional é também evidente na gestão da crescente tensão no Médio Oriente, agora com as atenções voltadas para o sul do Líbano.

Na atualidade nacional, os dois analistas acreditam que “há razões para acreditar na aprovação do orçamento” e reafirmam surpresa com o custo de vida tão elevado quando se perspetiva um salário mínimo de 1.020 euros só em 2028.

Sobre o alegado favoritismo de Gouveia e Melo para as presidenciais, Olivier Bonamici e Begoña Iñiguez antecipam eleições “muito interessantes” em 2026.

Neste programa ainda a resposta à pergunta: faz sentido recuperar a polémica sobre Olivença?

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.