|
euranetplus-inside.eu
  • Ursula: um novo começo do projecto europeu

    ​VISTO DE BRUXELAS

    Ursula: um novo começo do projecto europeu

    A grande prioridade da nova Comissão Europeia é o combate às alterações climáticas. Esta é uma questão existencial para a Europa e para o mundo alertou a presidente Ursula von der Leyen no plenário do Parlamento Europeu.
  • Bruxelas em transição

    ​Visto de Bruxelas

    Bruxelas em transição

    Vive-se um momento de transição em Bruxelas, com a entrada em funções da nova Comissão Europeia já dia 1 de Dezembro. Quanto às questões orçamentais, continuam em cima da mesa. Apesar de Mário Centeno ser presidente do Eurogrupo, foram deixados avisos a Lisboa por parte de Bruxelas.
  • Eurostat mostra “motor” a funcionar

    VISTO DE BRUXELAS

    Eurostat mostra “motor” a funcionar

    ​Nesta edição analisamos a “surpresa” que foi o facto de a economia da Alemanha, ao contrário do que se previa, não ter desacelerado e ter, assim, ajudado a Zona Euro a manter o ritmo de crescimento.
  • Bruxelas mais otimista que Lisboa no crescimento

    Visto de Bruxelas

    Bruxelas mais otimista que Lisboa no crescimento

    Dia marcado pela divulgação das previsões económicas de Bruxelas para este ano, com uma previsão de crescimento de 2% em 2019 e de 1,7% em 2020. Olhamos, ainda, para a forte presença de altas instâncias europeias na WebSummit de Lisboa.
  • Brexit: tudo adiado

    ​VISTO DE BRUXELAS

    Brexit: tudo adiado

    Segunda-feira ficámos a saber que Bruxelas dá mais 3 meses ao Reino Unido para preparar o Brexit. Em vez desta quinta-feira, o ultimo dia britânico na União Europeia passa a ser 31 de Janeiro de 2020.
  • PE disponível para adiar Brexit mais três meses

    VISTO DE BRUXELAS

    PE disponível para adiar Brexit mais três meses

    Na novela do Brexit, a EU mostrou-se favorável a novo adiamento, mas ainda sem resposta para Londres. A duração da extensão ainda está a ser discutida e o próximo encontro dos embaixadores dos 27 deverá ter lugar na sexta-feira. Entretanto, prosseguem as consultas de Donald Tusk.
  • António Costa lembra acordos falhados

    ​VISTO DE BRUXELAS

    António Costa lembra acordos falhados

    Em Bruxelas, o Primeiro-ministro português reagiu ao acordo sobre o Brexit entre a União Europeia e o Reino Unido. “Espero que à quarta (tentativa) seja de vez”, afirmou.
  • Moscovi elogia Portugal

    ​VISTO DE BRUXELAS

    Moscovi elogia Portugal

    Elogios a Portugal do comissário europeu da Economia. Pierre Moscovici considera que a recuperação económica do país foi um dos principais êxitos europeus dos últimos anos.
  • Elisa aprovada

    ​VISTO DE BRUXELAS

    Elisa aprovada

    É mais um passo até à tomada de posse. A Comissão do Desenvolvimento Regional aprovou a nomeação de Elisa Ferreira para a pasta da Coesão e Reformas. Destaque ainda para um novo plano de Boris Johnson para o Brexit.
  • Luz verde para Elisa

    VISTO DE BRUXELAS

    Luz verde para Elisa

    Semana marcada para o “sim” dado a Elisa Ferreira pela Comissão de Assuntos Jurídicos do Parlamento Europeu. Em causa estava um conjunto de ações do grupo Sonae que a comissária indigitada por Portugal vendeu entretanto.