18 jun, 2015
Já olhou bem à sua volta? Robótica, impressão 3D, drones… Os avanços tecnológicos prometem mudanças por vezes maravilhosas, por vezes inquietantes! Será que o futuro chegou cedo de mais? Especialistas de várias áreas e lugares do mundo debateram o tema na conferência “Admirável Mundo Novo” da Fundação Francisco Manuel dos Santos.
O mote foi dado pelo escritor Aldous Huxley quando disse:
“O que eu acho é que não devemos ser apanhados de surpresa pelo avanço da nossa tecnologia. Isto aconteceu vezes sem conta na História com o avanço tecnológico, que por sua vez muda as condições sociais, e de repente as pessoas encontram-se em situações que não anteciparam e a fazer todo o tipo de coisas que, afinal, nunca quiseram fazer.”
Há mudanças tecnológicas que vão transformar o mercado de trabalho, a economia, as nossas vidas e, claro, as vidas dos nossos filhos. Por isso, a Renascença perguntou a vários oradores deste encontro como é que podemos educar, dar competências às nossas crianças para as preparar para este futuro?
Tyler Cowen, Ellen Jorgensen, Filipe Santos e Evgeny Morozov deram as respostas. Prepará-los para descobrirem e aprofundar os seus talentos; oferecer-lhes uma boa educação e mantê-los curiosos; desenvolverem um pensamento crítico sobre as novidades tecnológicas e apostarem na nova linguagem da programação foram algumas das pistas deixadas.
Oiça os sons de cada um dos oradores nesta página e perceba porque é tão importante mantermo-nos a par das novidades que parecem chegar directamente do futuro. Afinal, o futuro será cada vez mais tecnológico, o que não significa que os seres humanos fiquem para trás. Aliás, como demonstrou a cientista Manuela Veloso, também presente neste encontro, robots e humanos podem viver em simbiose e isto não é ficção científica.
A conferência “Admirável Mundo Novo – O futuro chegou cedo demais?” realizou-se dia 12 de Junho. Para quem não esteve presente (e mesmo para quem esteve) a Fundação Francisco Manuel dos Santos disponibiliza em https://www.youtube.com/user/ffmspt vídeos de algumas das conferências que tiveram lugar na Casa da Música, no Porto.
Sobre os entrevistados:
Tyler Cowen - Professor de Economia, nomeado como um dos 100 melhores Pensadores Mundiais.
Ellen Jorgensen – Professora e investigadora de Biotecnologia Molecular, fundadora e Directora Executiva do Genspace, um laboratório comunitário sem fins lucrativos dedicado à promoção da ciência e ao acesso dos cidadãos à biotecnologia.
Filipe Santos - Presidente da Portugal Inovação Social, iniciativa governamental que visa a dinamização do ecossistema de inovação e empreendedorismo social em Portugal e a criação das bases de um mercado de investimento social.
Evgeny Morozov, professor, escritor, investigador das consequências políticas e sociais do progresso tecnológico e digital. Assina artigos em publicações como a revista The New Republic, The New York Times, The Economist ou The Wall Street Journal.