|
euranetplus-inside.eu
  • Salário mínimo europeu

    Visto de Fora

    Salário mínimo europeu

    A proposta de Bruxelas para a criação de um “salário mínimo justo” nos vários países da União Europeia é o ponto de partida da edição desta semana.
  • Cidadania Europeia: dar voz aos europeus

    EUROPA PARA QUE TE QUERO?

    Cidadania Europeia: dar voz aos europeus

    Os cidadãos europeus têm uma palavra a dizer sobre as políticas que afectam a sua vida, e podem de alguma forma dar um pequeno contributo para o processo democrático europeu. Essa possibilidade está consagrada na iniciativa de cidadania europeia prevista no Tratado de Lisboa. Hoje explicamos como.
  • Depois de Portugal, Espanha. A esquerda é quem mais ordena?

    Visto de Fora

    Depois de Portugal, Espanha. A esquerda é quem mais ordena?

    Olivier Bonamici e Begoña Iñiguez analisam a investidura de Pedro Sánchez em Espanha e discutem se será um Governo para durar.
  • UE quer ter voz activa no conflito do Médio-Oriente

    ​VISTO DE BRUXELAS

    UE quer ter voz activa no conflito do Médio-Oriente

    No programa de hoje, olhamos para as intenções de Bruxelas de ter uma palavra activa na actual crise no Médio-Oriente. Por cá, Augusto Santos Silva definiu as prioridades da presidência da UE quando for Portugal a assumir o cargo, no próximo ano.
  • “O conflito convém tanto a Trump como ao regime iraniano”

    Casa Comum

    “O conflito convém tanto a Trump como ao regime iraniano”

    Francisco Assis e Paulo Rangel analisam o que virá (até do ponto de vista da posição da União Europeia e de alguns estados-membros, como a França, o Reino Unido e a Alemanha) da tensão no Médio Oriente após o assassinato pelos Estados Unidos do general iraniano Qasem Soleimani, seguido de uma retaliação do regime dos “ayatollahs” contra bases milatares dos EUA no Iraque. O primeiro governo de coligação em democracia no país vizinho, liderado por Pedro Sánchez, é outro dos assuntos em destaque no Casa Comum desta semana. Será esta uma solução que garanta a desejada estabilidade política em Espanha?
  • ​“Brexit”, nova fase

    ​“Brexit”, nova fase

    A possibilidade de o Reino Unido sair da UE sem acordo não está afastada. Boris Johnson impôs uma data para o fim das negociações: 31 de dezembro próximo. Mantem-se, assim, um clima de incerteza, que prejudica as decisões dos agentes económicos.
  • Clima: o menino bonito de Leyen

    ​EUROPA PARA QUE TE QUERO?

    Clima: o menino bonito de Leyen

    Às segundas-feiras, depois das 13h00, olhamos para as decisões que se tomam em Bruxelas e que nos influenciam a vida, muitas vezes sem sequer darmos por isso. Hoje olhamos para as metas climáticas da nova Comissão Europeia.
  • ​Os “sem-abrigo”, drama europeu

    ​Os “sem-abrigo”, drama europeu

    O dramático problema dos “sem-abrigo” não acontece apenas em Portugal: ele agravou-se em vários países europeus bem mais ricos. Mas há uma feliz exceção: a Finlândia.