Rotas Alto Minho

1 ROTA DA ARTE RUPESTRE E DO MEGALITISMO

Partilhe esta página


Está mesmo a precisar de umas férias, daquelas em que dê para respirar ar puro e ao mesmo tempo conhecer melhor a história do seu país? A Renascença sugere-lhe que descubra o Alto Minho. Clique em cada uma das Rotas à esquerda do mapa e descubra uma região única. Além da sua beleza natural, é uma região com muito para contar. Estudámos isso na escola: são milénios de história, de povos e gentes a passar por ali. Desde os testemunhos pré-históricos, passando pela cultura castreja e pela época da romanização; atravessando a Idade Média, depois a expansão marítima; mais tarde o barroco; até à atualidade, toda a herança do passado está presente na região e pode ser visitada por si. Só tem que aceitar o convite para embarcar numa viagem inesquecível pelo Alto Minho. Vale a pena demorar um pouco a planear a sua próxima viagem.

O Alto Minho espera por si com 10 rotas incríveis para descobrir, cada uma delas com os seus tesouros. Cada uma tem vários pontos de interesse, descubra-os aqui nesta página clicando em cada ponto de interesse.

A Rota da Arte Rupestre e do Megalitismo é a primeira estação desta verdadeira viagem no tempo que a Renascença sugere.

Muitos dos vestígios do Megalitismo assumem a forma de gravuras cravadas na rocha, de menires ou de monumentos funerários, como dolmens ou antas. Alguns, manifestamente expostos ao nosso olhar; outros, muitas vezes, discretos na paisagem, obrigam-nos a calcorrear montes e vales para os descortinar.

No seu conjunto, estamos perante um verdadeiro museu de arte pré-histórica ao ar livre, composto por um inestimável património histórico e arqueológico do território.

É possível percorrer os 10 municípios do Alto Minho e encontrar vestígios da ocupação humana no território antes do período da escrita.

Além do inegável valor histórico e científico e das múltiplas narrativas que suscita, a arte rupestre e megalítica do Alto Minho interagiu na paisagem do passado, sendo, portanto, um elemento com valor identitário, e continuou a interagir ao longo do tempo, tendo, muitas vezes, perdurado na memória imaterial das populações locais, influenciando modos de vida rurais e originando uma infinidade de práticas e tradições.

Clique nos vários pontos de interesse no lado esquerdo do mapa e descubra o que ver.

vale a pena descobrir:


Núcleo Megalítico de Chã de Lamas- Paredes de Coura
Complexo Arqueológico Mezio-Gião - Arcos de Valdevez
Dólmen da Barrosa - Caminha
Lage das Fogaças- Caminha
Necrópole Megalítica do Planalto de Castro Laboreiro- Melgaço
Gravuras Rupestres do Fieiral - Melgaço
Necrópole Megalítica de Britelo - Ponte da Barca
Anta - Lapa da Moura- Ponte da Barca
Antas da Serra do Soajo - Arcos de Valdevez
Gravuras Rupestres no Monte de N. Sra. da Assunção - Monção
Penedo do Cavalinho, Monte de Santo Ovídio, Arcozelo - Ponte de Lima
Gravura do Monte dos Fortes, Taião - Valença
Gravuras Rupestres da Praia de Fornelos - Viana do Castelo