Rotas Alto Minho

8 ROTA DO BARROCO

Partilhe esta página


Toda a herança do passado está presente na região e pode ser visitada. Desde os testemunhos pré-históricos, passando pela cultura castreja e pela época da romanização; atravessando a Idade Média, depois a expansão marítima; mais tarde o esplendor do barroco, construído com o ouro do Brasil. Vale a pena fazer a viagem até à atualidade. Mas aqui a proposta é para viajar pelos expoentes maiores do Barroco no Alto Minho. Siga esta Rota com a Renascença!

Do lado esquerdo do mapa descubra o que ver em cada um adas 10 Rotas apresentadas, basta clicar em cada ponto de interesse!

O Alto Minho foi palco do surto de construção barroca, tanto na arquitetura religiosa como na civil e militar. Numa primeira fase, surgem as igrejas rurais, datadas da segunda metade do século XVII e da primeira do século XVIII, ainda muito entrosadas nos moldes renascentistas.

Numa segunda fase, além dos fiéis das paróquias, já intervêm outros encomendadores, quer de ordens religiosas, quer de irmandades das Misericórdias ou até mesmo de emigrantes brasileiros. Os primeiros substituíram as suas igrejas velhas pelo novo figurino; os emigrantes brasileiros, de torna viagem, traziam consigo desenhos ou pagelas, a fim de construírem na sua terra, uma igreja ou uma capela, isolada ou anexa a um solar.

Foram as irmandades das Misericórdias que remodelaram as suas igrejas de Viana, Caminha, Cerveira, Monção, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Ponte de Lima, dotando-as de belas talhas douradas. Foram ainda as confrarias mais importantes que restauraram e construíram de novo igrejas cheias de beleza, umas ainda dentro da temática maneirista, outras já vincadamente barrocas, quer no recheio interior, quer nas formas exteriores.

ALVES, Lourenço, 2000 - Arquitectura Religiosa do Alto Minho II - Séc. XVIII ao Séc. XX, Escola Superior de Teologia e Ciências Humanas



A descobrir:


Fonte de São João - Melgaço

Igreja da Lapa - Arcos de Valdevez
Igreja Matriz de Caminha - Caminha
Palácio da Brejoeira - Monção
Igreja da Misericórdia de Monção - Monção
Capela de Ecce Homo - Paredes de Coura
Mercado setecentista - Ponte da Barca
Capela Militar do Bom Jesus - Valença
Igreja e Convento de Nossa Senhora do Mosteiró - Valença
Igreja Matriz de Vila Nova de Cerveira - Vila Nova de Cerveira
Igreja Paroquial de Gondarém - Vila Nova de Cerveira
Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte - Ponte de Lima
Capela do Divino Espírito Santo - Paredes de Coura
Portal da Quinta do Crasto / Lindberg - Valença
Paço de Calheiros - Ponte de Lima
Palácio dos Viscondes de Carreira ou dos Távoras - Viana do Castelo
Igreja do Espírito Santo / Centro Interpretativo do Barroco - Arcos de Valdevez
Santuário de Nosso Senhor do Socorro - Ponte de Lima

O projeto “Alto Minho 4D – Viagem no Tempo” é um itinerário proposto pela Comunidade Intermunicipal Alto Minho, juntamente com os 10 municípios que a compõem, para uma experiência cultural e histórica única: vai da pré-história aos tempos modernos. Tem dolmens, antas, pinturas rupestres, castelos, mosteiros, torres, igrejas, pontes e estradas, casas e museus. Todo o território do Alto Minho está cheio de tesouros, de várias épocas, que merecem ser conhecidos. Vai surpreender-se com tanta riqueza que tem numa só região do seu próprio país.