Rotas Alto Minho

5 ROTA DOS MOSTEIROS

Partilhe esta página


O Alto Minho é o seu próximo destino! A proposta da Renascença para si nestas férias, ou numa escapadinha de fim-de-semana, é partir para o Noroeste de Portugal e recuar no tempo, viajando pela nossa história, desde a pré-história até à atualidade.

São 10 rotas distintas, mas interligadas, que atravessam os 10 municípios do Alto Minho, e que nos contam através do património edificado, grande parte com a classificação de Monumento Nacional, as histórias de um período da nossa História.

A Rota da Arte Rupestre e do Megalitismo, a Rota dos Castros, a Rota do Romano, a Rota do Românico ao Gótico, a Rota dos Mosteiros, a Rota dos Descobrimentos, a Rota dos Castelos e Fortalezas, a Rota do Barroco, a Rota da Arquitetura Tradicional e a Rota do Moderno ao Contemporâneo, são o conjunto dos 10 itinerários culturais que nos transportam para uma viagem no tempo. Caso não consiga explorar as 10 rotas, pode optar por uma temática e percorrer o seu itinerário pelos municípios que a compõem ou escolher um concelho e descobrir as diferentes rotas que o incluem. Nesta página encontra o que ver na Rota dos Mosteiros, venha daí!

O património monástico e conventual do Alto Minho constitui uma importante marca de identidade patrimonial do território assumindo alguns edifícios, nos dias de hoje, novos usos e funções. No total são 41 edifícios cadastrados (22 mosteiros e 19 conventos), localizados nos vales do Lima e Minho, com datas fundacionais maioritariamente tardo-medievais, pertencentes a várias ordens monásticas e a categorias de género distintas. Foram ao longo dos tempos marcados por processos de alteração do edificado e da organização espacial e, em alguns casos, de mudança de filiação da regra monacal e conventual, aspetos que marcarão de forma indelével as soluções arquitetónicas e decorativas destas edificações. Nove destes edifícios estão classificados como Monumento Nacional, 14 como imóvel de interesse público, um inserido em Zona Especial de Proteção, sete em vias de classificação, um em estudo.

Na Rota dos Mosteiros a paisagem do Alto Minho vai-se pintando de edifícios de pedra cheios de histórias para contar.

Vale a pensa descobrir:


Mosteiro de S. João d’Arga - Caminha

Igreja do Mosteiro de Bravães - Ponte da Barca
Mosteiro e Igreja de Ermelo - Arcos de Valdevez
Mosteiro de Vila Nova Muía - Ponte da Barca
Mosteiro / Convento de Fiães - Melgaço
Mosteiro de Merufe - Monção
Mosteiro de S. João D`Arga - Caminha
Mosteiro de Sanfins - Valença (v foto)
Convento de Sanpayo - Vila Nova de Cerveira
Igreja / Convento das Carvalhiças - Melgaço
Igreja / Convento de Paderne - Melgaço
Convento dos Capuchos - Monção
Convento Beneditino de Ganfei - Valença
Igreja e Convento de Nossa Senhora do Mosteiró - Valença
Igreja Românica do Convento de Sanfins - Valença
Igreja, Convento e Largo de São Domingos - Viana do Castelo
Igreja e Mosteiro de São João de Longos Vales - Monção
Convento de Refóios - Ponte de Lima