Rotas Alto Minho

4 ROTA DO ROMÂNICO AO GÓTICO

Partilhe esta página


Nesta quarta Rota encontra um portal para entrar no tempo em que o românico e o gótico inspiravam a vida dos nossos antepassados.

O convite é para embarcar numa viagem inesquecível pelo Alto Minho. Uma sugestão da Renascença para conhecer o património e a herança cultural que vai poder visitar seguindo as indicações do projeto “Alto Minho 4D – Viagem no Tempo”.

Do lado esquerdo do mapa decsubra o que ver, basta clicar em cada ponto de interesse!

O itinerário, proposto pela CIM Alto Minho, juntamente com os 10 municípios que a compõem, é uma proposta irrecusável, sobretudo depois de tantos meses de confinamento. Ajudamo-lo a desenhar o seu passeio através de 10 rotas. Nesta quarta estação seguimos a Rota do Românico ao Gótico.

O Alto Minho concentra um considerável número de exemplares de arquitetura românica patente maioritariamente em igrejas, prevalecendo, no entanto, alguns vestígios em mosteiros, castelos e pontes. Neste território o Românico manifesta-se de inícios do século XII até finais do século XIII, com incorporação de algumas especificidades decorrentes da mudança de gosto e de formas de construir que lhe configura um caráter regional.

De entre alguns exemplares de relevo destacam-se os mosteiros de Ganfei, Sanfins de Fiestas, Longos Vales e São Salvador de Paderne, que mereceram menção mais destacada na rota dos mosteiros. A partir do século XIII surgirá timidamente no território alto-minhoto uma nova forma de construção e organização espacial devedora do gótico. Os seus aspetos mais marcantes assentam no emprego do arco quebrado, na utilização de abóbadas de cruzamento de ogivas e na aplicação do arcobotante.

O gótico acompanhará o crescimento urbano das povoações do Alto Minho patenteado na reformulação do sistema defensivo, muralhas e castelos, pontes, edifícios públicos, residências senhoriais, igrejas e conventos.

Vale a pena descobrir o que esta Rota tem para oferecer. Do lado esquerdo do mapa descubra o que ver, basta clicar em cada ponto de interesse:

Igreja Paroquial de Lamas de Mouro - Melgaço

Mosteiro e Igreja de Ermelo - Arcos de Valdevez
Ponte de Vilar de Mouros - Caminha
Mosteiro de S. João d’Arga - Caminha
Igreja / Convento de Paderne - Melgaço
Mosteiro / Convento de Fiães - Melgaço
Igreja Matriz de Melgaço - Melgaço
Igreja de Nossa Senhora de Orada - Melgaço
Igreja e Mosteiro de São João de Longos Vales - Monção
Ponte do Mouro - Monção
Ponte Romano-Medieval de Rubiães - Paredes de Coura
Igreja Românica de Rubiães - Paredes de Coura
Igreja do Mosteiro de Bravães - Ponte da Barca
Igreja Matriz de São Martinho de Crasto - Ponte da Barca
A ponte romana e ponte medieval - Ponte de Lima
Capela do Anjo da Guarda - Ponte de Lima
Igreja Matriz de Santa Maria dos Anjos / Capela da Misericórdia - Valença
Convento Beneditino de Ganfei - Valença
Igreja Românica do Convento de Sanfins - Valença
Igreja de São Cláudio de Nogueira - Viana do Castelo
Capela de Santa Luzia de Campos - Vila Nova de Cerveira
Castelo de Santa Cruz - Arcos de Valdevez
Ponte sobre o Lima - Ponte da Barca