coopervision

Com o apoio

Porquê diminuir o tempo passado frente aos ecrãs?

Os seus filhos esfregam os olhos com frequência, queixam-se de dores de cabeça, estão com um olhar cansado, sentam-se mais perto da televisão para ver melhor, fazem aquele semicerrar de olhos? Podem ser sinais de miopia, um problema com causas genéticas mas que também pode derivar do estilo de vida atual. Já contabilizou o tempo que os seus filhos passam frente a dispositivos eletrónicos e como isso pode afetar a saúde dos seus olhos? Passamos hoje muito mais tempo em ambientes fechados e a usar dispositivos digitais do que há 10 ou 20 anos, um hábito que a pandemia e os confinamentos vieram agravar com prejuízo para a saúde visual de todos, em especial das crianças.

O que acontece quando os nossos filhos passam mais tempo à frente de um ecrã?

Trabalhos escolares, desenhos animados, jogos, redes sociais… Os écrans de televisão, computadores, tablets e smartphones fazem irremediavelmente parte das nossas vidas. E, claro, das vidas das nossas crianças.

Com as escolas fechadas durante a pandemia, a maioria das crianças fez as suas aprendizagens virtualmente. Além disso, muito do seu tempo livre também foi gasto online, assistindo a filmes ou fazendo jogos.

O fácil acesso aos dispositivos digitais significa que as crianças passam hoje mais tempo do que nunca a olhar para os ecrãs.

Os ecrãs pioram a visão das crianças?

A educação e o trabalho com a visão de perto têm sido relacionados com o desenvolvimento da miopia, que exige o uso de óculos para ver objetos de longe, como o quadro na sala de aula ou a televisão. Os estudiosos acreditam que o tempo de uso de ecrãs em aparelhos digitais é um fator de risco para o desenvolvimento da miopia, mas ainda não foram encontraram evidências para apoiar essa afirmação, embora pareça ser evidente que a presença da miopia aumentou muito desde que o uso de dispositivos digitais se democratizou.

Porque é tão importante passar mais tempo ao ar livre?

Os estudos têm demonstrado que as crianças que passam mais tempo ao ar livre têm menos probabilidade de desenvolver miopia, mesmo que estejam frequentemente expostas a ecrãs. Acredita-se que isso ocorre devido ao nível de luz, muito mais brilhante, que o olho recebe quando está ao ar livre. Portanto, embora devamos adotar a tecnologia para melhorar o nosso dia-a-dia, ou como ferramenta de aprendizagem para os nossos filhos, é fundamental que estes tenham pelo menos 90 minutos de atividades ao ar livre. E que o seu acesso a ecrãs seja limitado sempre que possível.

Conhece a regra 20-20-20?

O tempo de exposição prolongada frente aos ecrãs pode causar olhos cansados e desconforto. Uma explicação simples para isso é o facto bem conhecido de que, quando olhamos para os ecrãs, a taxa de pestanejo diminui de 14 pestanejos por minuto para apenas 8. Além disso, também se pode produzir um pestanejo incompleto devido ao uso dos ecrãs. Tudo isso leva a olhos vermelhos e cansados no final do dia. Portanto, os conselhos sobre como usar os dispositivos digitais e outras atividades de visão de perto sugerem que, após 20 minutos de atividade, faça uma pausa de 20 segundos olhando a mais de 20 pés (6 metros) de distância. Um conselho para todos!