Fitness Pink Ribbon Talk: recorde o debate
 • Ana Marta Domingues


A Fitness Pink Ribbon Talk foi uma iniciativa dos Cereais Fitness com apoio da Renascença para combater, investigar e alertar para a importância do diagnóstico precoce do cancro da mama.

Todos os anos em Portugal 7 mil mulheres são diagnosticadas com cancro da mama. É um momento devastador. Mas ninguém está só neste diagnóstico e é possível combater esta doença. Todas as portuguesas podem fazer parte deste movimento: “uma por todas, todas por uma causa”. Recorde aqui como foi esta talk:

O convite era para se juntar a esta iniciativa dos Cereais Fitness e da Renascença e assistir a uma Talk que juntou no mesmo palco – o Facebook da Renascença! - quatro mulheres inspiradoras: a locutora Joana Cruz, a tatuadora Mariza Seita e a Diretora do Instituto de Medicina Molecular, Maria Manuel Mota.

Neste debate, moderado pela Ana Galvão, reforçámos a importância do diagnóstico precoce desta doença e partilhámos consigo o que de mais inovador se está a fazer em Portugal para descobrir a cura para o cancro da mama e para o reforço da autoestima de quem sobreviveu a esta doença, ou esteja em tratamentos.

Fitness Pink Ribbon Talk, UMA POR TODAS, TODAS POR UMA CAUSA:

Porque juntos somos todos mais fortes, contámos consigo desse lado do seu smartphone, do tablet ou do portátil.

Oiça o testemunho da locutora Joana Cruz que, como sobrevivente de cancro da mama, falou da importância do diagnóstico precoce e de como a sua atitude combativa e positiva fizeram a diferença na luta que travou contra esta doença.

Descubra o trabalho da tatuadora Mariza Seita, que oferece tatuagens no mamilo a mulheres que sofreram intervenção cirúrgica por causa do cancro da mama. O seu trabalho tem um papel grandioso e nobre na autoestima das mulheres que passaram por uma mastectomia e não optaram ou não puderam fazer a reconstituição.

Conheça o contributo do iMM-Laço Hub na investigação do cancro da mama através do testemunho da Diretora do iMM (Instituto de Medicina Molecular), a cientista Maria Manuel Mota. Maria Manuel da Mota partilhou connosco aquilo que a ciência já conseguiu alcançar, falou do papel do iMM através dos iMM-Laço Hub e também do que ainda é preciso fazer para a concretização dessa grande conquista, que todos desejamos para um futuro próximo: encontrar a cura para um cancro que atinge uma em cada onze mulheres! E, claro, de quão importante é a deteção precoce do cancro da mama.

Três mulheres inspiradoras que se reuniram para debater a melhor forma de combater este seu inimigo comum, a importância do diagnóstico precoce e de reforçar a auto-estima. Neste encontro único, de mulheres tão diferentes mas unidas numa causa comum, contámos ainda com a energia e a curiosidade da moderadora desta Talk, a animadora d’As Três da Manhã da Renascença, Ana Galvão.

A importância de um diagnóstico precoce e de apoiar a ciência no caminho para a descoberta da cura do cancro da mama foram o motivo para este encontro, uma iniciativa dos Cereais Fitness com apoio Renascença.

Os Cereais Fitness há 9 anos consecutivos a apoiar a investigação da cura para o cancro da mama:

Porque o cancro da mama é o cancro mais comum entre as mulheres e é a causa mais relevante para as mulheres, e também porque uma em cada onze mulheres é afetada por esta doença, os Cereais Fitness apoiam há 9 anos consecutivos a investigação da cura para o cancro da mama. De duas maneiras: através de apoio ao iMM-Laço Hub, inserido no Instituto de Medicina Molecular, com um donativo que, desde 2013, faz toda a diferença no financiamento da investigação que é feita no Instituto de Medicina Molecular em Lisboa; E com campanhas de sensibilização que todos os anos alertam para a importância do diagnóstico precoce do cancro da mama.

No mês de Outubro, mês internacional da luta contra o cancro da mama, como há 9 anos consecutivos, os cereais Fitness têm ajudado a pintar e a encher as nossas vidas de mensagens que, além da cor Rosa (que dá o tom a este mês de combate ao cancro da mama), nos chamam a atenção para a importância das mulheres portuguesas adotarem hábitos de vida saudável e estarem atentas ao seu corpo. É fundamental promover o autoexame diário e o acompanhamento médico regular. Este ano, já deve ter visto nas embalagens dos cereais Fitness, o rosto da campanha é a atleta Patrícia Mamona (vice-campeã olímpica), embaixadora da marca Fitness em Portugal.

Fitness Pink Ribbon Talk. Foi dia 28 de outubro, às 19h00, se não assistiu em direto pode rever o video.

Aqui ou no Facebook da Renascença.