PSD quer debate no Parlamento Europeu sobre prejuízos do Furacão Lorenzo
20-10-2019 - 18:21
 • Lusa

Pedido será feito em conjunto com os deputados espanhóis do Partido Popular Europeu, que pretendem ver debatidos igualmente os prejuízos causados pelas cheias no sul de Espanha.

Os eurodeputados do PSD vão pedir na segunda-feira que o Parlamento Europeu inclua na sessão plenária desta semana, em Estrasburgo, um debate sobre os prejuízos causados pelo furacão Lorenzo nos Açores.

O pedido será feito em conjunto com os deputados espanhóis do Partido Popular Europeu (PPE), família política em que se insere o PSD, que pretendem ver debatidos igualmente os prejuízos causados pelas cheias no sul de Espanha.

Numa nota de imprensa, o grupo parlamentar do PSD no Parlamento Europeu informa que a votação sobre a realização deste debate será feita na abertura dos trabalhos da sessão plenária de segunda-feira, pelas 17h00.

O pedido do PSD é conhecido no dia em que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, se deslocou às ilhas açorianas do Faial e das Flores, para visitar zonas afetadas pela passagem deste furacão, que atingiu o arquipélago no passado dia 2 de outubro.

De acordo com a nota de imprensa dos sociais-democratas, o eurodeputado José Manuel Fernandes, coordenador do PPE na Comissão dos Orçamentos, vai apelar à Comissão Europeia para "verificar a possibilidade de mobilização do Fundo de Solidariedade e apoiar uma eventual reprogramação dos fundos dos Açores para se fazer face aos enormes prejuízos".

O chefe da delegação do PSD e vice-presidente do PPE, Paulo Rangel, considera que "dada a gravidade dos efeitos do furacão nos Açores, seria incompreensível que o Parlamento Europeu não se debruçasse sobre a situação".

"Os açorianos merecem e precisam da nossa solidariedade e sabem que podem contar com o PSD", refere Rangel, no mesmo comunicado.

A passagem do furacão `Lorenzo´ pelos Açores, na madrugada e manhã de dia 2 de outubro, provocou mais de 250 ocorrências e obrigou ao realojamento de 53 pessoas, causando prejuízos de cerca de 330 milhões de euros, de acordo com o presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro.

Segundo as autoridades locais, os prejuízos foram causados "em várias áreas como infraestruturas portuárias e de apoio a atividade portuária, rede viária, equipamentos públicos, na habitação, nas pescas, na agricultura e no setor empresarial privado".

O governante declarou que a situação do Porto das Lajes das Flores "assume maior gravidade, tendo em conta o grau de destruição completa que se verificou", estimando-se que o prejuízo registado "possa ascender a mais de 190 milhões de euros".

O governo açoriano já pediu ajuda financeira ao Estado devido à passagem do furacão 'Lorenzo' e a ativação do Fundo de Solidariedade da União Europeia com vista a um apoio correspondente a 2,5% dos prejuízos.

Em conferência de imprensa na segunda-feira, o socialista Vasco Cordeiro disse ter já enviado uma carta ao primeiro-ministro com estas solicitações, e informou que António Costa agendou uma reunião para segunda-feira.