Tribunal anula coimas da pandemia a comerciantes do Bairro Alto
16-11-2022 - 14:38
 • Lusa

Em causa estava o não cumprimento, por parte de vários estabelecimentos comerciais, das restrições impostas pela pandemia em 2021.

Vários comerciantes do Bairro Alto, em Lisboa, multados pela ASAE por incumprimento de regras decretadas durante a pandemia de covid-19 não vão ter de pagar as coimas por decisão do tribunal, revelou esta segunda-feira a Associação de Comerciantes.

“Houve uma providência cautelar conjunta que se interpôs contra essas ações [coimas aplicadas] da ASAE e o tribunal decretou a favor, deu razão aos comerciantes e anulou todas as multas”, disse à Lusa Hilário Castro, presidente da Associação de Comerciantes do Bairro Alto, salientando que os comerciantes receberam a informação no início da semana.

De acordo com o responsável, eram coimas “impostas no cumprimento de horários, de lotação e de todas as regras em vigor” durante a pandemia aplicadas a “mais de 10 estabelecimentos”, num “valor ainda elevado”.

“Foi uma situação deveras grave para os comerciantes, que ainda veio agravar mais a situação que já era delicada, e conseguiu-se agora esta justiça, o que é bom para todos”, considerou.

Numa ação de fiscalização do cumprimento das medidas contra a pandemia em estabelecimentos do Bairro Alto, acompanhada pela Lusa em 26 de junho de 2021, a Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE) encerrou dois estabelecimentos e abriu 11 autos de contraordenação em 22 alvos fiscalizados, salientando o “incumprimento elevado” na zona e “algumas questões problemáticas” relativamente à covid-19.

Na altura tinham apertado as regras para a restauração, que estava novamente obrigada a fechar portas às 22h30, devido à evolução da pandemia na região de Lisboa.