Museu Nacional de Arte Antiga mostra “A Cidade Global"
17-02-2017 - 11:04

A exposição dedicada à cidade de Lisboa na época dos Descobrimentos vai estar patente até 9 de Abril, com entrada gratuita a 25 e 26 de Fevereiro.

Dois quadros de um autor desconhecido, que retratam a vista da Rua Nova dos Mercadores na Lisboa pré-terramoto de 1755 servem de mote à exposição “A cidade Global – Lisboa no Renascimento”, que reúne 249 peças nacionais e internacionais e propõe uma viagem à capital portuguesa de outra época, através de sons, imagens e obras de arte.

A exposição abre na próxima semana, no Museu Nacional de Arte Antiga. “Haverá um grande filme que é feito especialmente para a exposição e que recria, a partir da pintura, o ambiente da cidade. Essa é uma marca especial da exposição: vamos sempre sentir que estamos na cidade”, indica o director do museu, António Filipe Pimentel.

Na mostra é reconstituída uma loja de porcelanas da época, são mostrados animais exóticos que chegavam a Lisboa vindos de outros continentes e ainda um Portugal aberto ao mundo.

“À medida que esta exposição se foi materializando, apercebi-me da oportunidade política, se assim quisermos, desta exposição”, refere António Filipe Pimentel.

“Por um lado, temos um país que está de novo a recentrar Lisboa e Portugal no mundo; por outro lado, o mundo, ele próprio, está numa evolução vertiginosa para paradigmas de encerramento de fronteiras, ao arrepio desta abertura que aqui está mostrada. Aqui mostra-se uma lição muito importante: é que o país foi grande e afirmou-se precisamente quando foi aberto”, conclui o director do museu.

A exposição abre ao público no dia 24, com entradas gratuitas nos dias 25 e 26 de Fevereiro, e é um dos temas em destaque no programa Ensaio Geral desta sexta-feira.