Restaurantes e distribuição nem sempre respeitam descanso semanal dos funcionários
19-04-2016 - 09:07

Campanha europeia “Locais de trabalho saudáveis para todas as idades” é lançada esta terça-feira, em Sintra, para sensibilizar o público.

Restaurantes e distribuição são apontados como os sectores que nem sempre respeitam o descanso semanal dos funcionários. A denúncia é feita no dia em que é lançada em Portugal a campanha europeia que defende “Locais de trabalho saudáveis para todas as idades”.

À Renascença, o inspector-geral do Trabalho defende que esta campanha justifica-se pelo facto de estar a aumentar a idade da reforma em Portugal.

“Com o aumento também da esperança de vida, as pessoas trabalham também cada vez até mais tarde. São confrontadas no que diz respeito aos riscos profissionais, com determinado tipo de problemas que não existiam porque as pessoas se retiravam do mercado de trabalho mais cedo”, aponta Pedro Pimenta Braz.

Com a campanha, explica, pretende-se “sensibilizar empresas, universidades, governos e opinião pública para um conjunto de problemas e de medidas que se prendem com trabalhadores mais velhos e de que forma vamos conseguir manter locais de trabalho saudáveis e de qualidade para esses trabalhadores”.

A campanha que é lançada a nível europeu, visa promover o trabalho sustentável e o envelhecimento saudável desde o início da vida activa; salientar a importância da prevenção dos riscos; ajudar os empregadores e os trabalhadores (incluindo as PME), facultando informações e instrumentos de gestão da saúde e segurança no trabalho no contexto do envelhecimento da população activa e ainda facilitar a troca de informações e de boas práticas.