A entidade que gere os pagamentos multibanco em Portugal (SIBS) emitiu esta terça-feira um comunicado para esclarecer a alteração introduzida nos terminais de pagamento por multibanco.
A alteração permite escolher a marca com que se faz determinado pagamento num terminal.
"Sempre que um cartão de pagamento disponibiliza várias marcas de pagamento, como acontece com uma parte significativa dos cartões emitidos em Portugal (os quais integram simultaneamente a marca Multibanco e uma outra marca internacional), o seu titular passa a ter a possibilidade de escolher, no próprio terminal, a marca que pretende utilizar para efectuar aquele pagamento específico", explica a SIBS.
"Caso o cartão seja de débito, a operação será sempre efectuada nesta modalidade, estando o consumidor apenas a escolher fazer a compra através da marca Multibanco ou de outra marca internacional (Visa, MasterCard ou American Express, por exemplo)”, acrescenta.
A empresa garante, assim, que não há quaisquer implicações para o cliente com a alteração introduzida, que decorreu apenas de um regulamento europeu de taxas de intercâmbio de cartões.
Segundo a SIBS, o cliente pode assim continuar a fazer o pagamento através do "verde, código, verde" a que está habituado.
"A opção dada ao consumidor não é, portanto, entre a operação ser realizada a débito ou a crédito, mas sim com a marca Multibanco ou outra marca internacional. A selecção referida não tem implicações para o cliente", sublinha.
No caso do cartão ou terminal de pagamento só aceitar uma marca, não é conferida ao cliente a opção de seleccionar a marca através da qual pretende fazer o seu pagamento.
A alteração imposta pelo regulamento europeu "visa promover a transparência e a concorrência do mercado europeu de cartões, através da uniformização dos requisitos técnicos e comerciais na utilização deste instrumento de pagamento", explica ainda a entidade gestora dos pagamentos multibanco.