“Sgt. Peppers” foi editado há precisamente 50 anos e para assinalar a data, estão no mercado várias versões, de diferentes formatos, com raridades, remisturas e quem sabe, todo um novo mundo para redescobrir.
Se há disco sobre o qual já se disse e escreveu quase tudo é este. Ao oitavo álbum de originais, os Beatles cansados das infindáveis digressões, criaram a banda do Sargento Pimenta, fecharam-na num jardim (Abbey Road) e cinco meses depois a música popular jamais voltaria a ser igual.
Este é o álbum do qual conhecemos de forma orgânica e desprogramada (qual GPS), todas as viagens, que ainda hoje fazemos à boleia dos 38 minutos de música colada - o número de faixas e de riscos no caso do vinil -, todas as camadas de sons acrescentadas às canções e, não menos importante; este é o disco da capa única – é o disco de toda aquela gente.
A edição que celebra os 50 anos de “Sgt. Peppers” está disponível e para não variar, traz algumas raridades, outras tantas remisturas (feitas por Giles Martin, filho de George Martin) e quem sabe, apesar dos milhares de audições, todo um mundo para redescobrir como se fosse a primeira vez.
“Sgt. Peppers”, foi editado a 1 de Maio de 1967. Dai para cá, há muito que deixou de ser um disco… tal como a capa deixou de ser isso mesmo.